quinta-feira, 18 de maio de 2023

Transcrição do Mês - Chic - Good Times

 

Olá pessoal!

Nesta semana temos a transcrição com texto da música "Good Times" da banda Chic que saiu no álbum Risqué de 1979 e conta com o baixista Bernard Edwards.

Durante anos eu escrevi para publicações relacionadas ao contrabaixo. E atualmente trabalho como pesquisador e professor e divulgo as minhas pesquisas nesta área.

Essa música faz parte da minha coleção de transcrições e análises de baixistas de diversos estilos. Ela foi publicada na edição #11, da revista Bass Player Brasil em Agosto de 2012.


Chic - Good Times

Álbum: Risqué (1979)

Baixista: Bernard Edwards

Transcrição: Fernando Tavares

A música “Good Times” escrita por Bernard Edwards e Nile Rodgers é uma das canções mais conhecidas da música pop e isso se deve muito a sua linha de contrabaixo, uma das mais tocadas por contrabaixistas pelo mundo afora.

A música foi construída basicamente com duas linhas de baixo, sendo estas repetidas e variadas a todo o momento, mas sempre utilizando a estrutura base nas repetições.

A primeira linha equivale ao refrão e todas as partes da música, exceto a base de voz. Como exemplo podemos tomar o trecho compreendido entre os compassos 5 e 8, ele é a linha que o baixista mais repete durante toda a música e a partir dela cria variações. Ela foi construída sobre a escala de Mi menor dórico (escala obtida a partir do II Grau da escala de Ré Maior), e o baixista utiliza contratempos e um staccato martelado, este tipo de staccato é mais acentuado que o staccato simples e ele corta ¾ do som da nota, ou seja, a semínima com este sinal passa a valer ¼ de tempo, este tipo de escrita é utilizada para não poluir a partitura. A escala é tocada de forma ascendente desde a fundamental até a sua oitava. No terceiro compasso é tocada a fundamental do acorde e no quarto compasso do trecho o baixista utiliza uma variação com a quinta do acorde (a 5ª do acorde de Dmaj7 é a nota lá), sendo esta utilizada como nota pedal e a frase é articulada utilizando as notas da escala de Ré Maior, neste compasso o baixista sempre utiliza frases diferentes nos dois últimos tempos, sendo que a frase mais utilizada é a que esta transcrita no compasso 8.

No compasso 18 é apresentada a base de voz, nela o baixista explora os mesmos elementos da base anterior, criando uma variação com a Fundamental, a Sétima menor e a Oitava do acorde de Em7. No terceiro compasso do trecho o baixista toca a Fundamental do acorde e uma pequena variação com sua Quinta grave. 

Basicamente a música é formada com estes elementos, mas as variações criadas pelo baixista e o som seco do pizzicato de Edwards é que fazem desta linha um grande clássico do contrabaixo. Estude e preste atenção a execução precisa do baixista e a duração de cada nota para tirar o suingue necessário. 

Página 1


Página 2


Página 3


Página 4


Página 5


Página 6


Página 7


Página 8



Esse conteúdo faz parte de um acervo produzido pelo autor e que estão relacionadas as suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para maiores informações entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com

Bons estudos e até a próxima coluna!

Fernando Tavares é pesquisador, professor e contrabaixista. Contribuiu com diversas publicações para revistas especializadas em contrabaixo e hoje é membro do LAMUS (Laboratório de Musicologia da EACH-USP Leste), do CEMUPE (Centro de Musicologia de Penedo) e do LEDEP (Laboratório de Educação e Desenvolvimento Psicológico da EACH-USP Leste).
É Mestre e Doutorando em Musicologia pela ECA-USP e é bolsista da CAPES.
"O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001
"This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001"

Nenhum comentário: