quinta-feira, 11 de maio de 2023

MKK BASS SESSIONS - Programa #20 - Baixistas canhotos

Olá pessoal!


Eu produzo e apresento um programa totalmente voltado ao contrabaixo na MKK Web Radio (https://mkkwebradio.com.br/) às terças 22:00. O programa já teve mais de 80 edições e assim, decidi apresentar aos ouvintes os programas anteriores para os quais fiz alguma pesquisa.

Vocês podem ouvir todos os programas no spotify ou no mix cloud, os links estão abaixo:

https://www.mixcloud.com/discover/


No programa 20 tivemos um especial com baixistas que tocam com o baixo invertido, pois temos diversos baixistas canhotos que não invertem o baixo.

Como sempre, temos baixistas brasileiros e internacionais que se consagraram neste segmento,

Lembrando que o programa inédito sempre vai ao ar quinzenalmente nas terças às 22:00 com reprise aos domingos às 20:00 pela MKK Web Radio.

Estas pesquisas são parte de um acervo produzido pelo autor e que estão relacionadas as suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para maiores informações entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com


Paul McCartney

Vamos abrir este programa com um dos canhotos mais famosos do mundo e que mudou o seu estilo no decorrer da sua carreira. Claro que estamos falando de Paul McCartney, que além disso é também um dos compositores mais importantes da história da música popular.

Para este especial escolhemos a canção "I Want You (She's So Heavy)" do álbum Abbey Road de 1969, prestem atenção nas frases que Paul faz sempre que sobra um espaço nas frases de guitarra e voz. Além disso na ponte tem uma frase fantástica de baixo nas pausas dos instrumentos.

Esta música foi composta por John Lennon e fecha o lado A da versão em vinil


"Jerry" Casale

Agora vamos escutar uma das banda mais legais dos anos 80, o Devo que conta com Gerald Vincent "Jerry" Casale no baixo. Além de baixista, era o compositor e letrista principal da banda, diretor de vídeo-clipes e vinicultor americano.

Como diretor ele dirigiu bandas como The Cars, Rush, Foo Fighters, Soundgarden e Silverchair, entre outros.

Em 2005 iniciou a sua carreira solo, paralelo ao Devo com o projeto Jihad Jerry & the Evildoers .

A música que escolhemos para este especial é “Be Stiff " que é o terceiro single da banda de new wave americana que foi lançada em 1978. A linha do baixo é bem legal e tem um um groove bem interessante.


Jimmy Haslip

Agora temos o baixista Jimmy Haslip que é um dos grandes nomes do fusion e tocou durante muito tempo com a banda Yellowjackets, que além do nome, também tem o som muito legal. Ele foi um dos primeiros músicos a aderir ao contrabaixo de cinco cordas.

No final dos anos 1970, Haslip montou a banda junto com o famoso guitarrista Robben Ford, com quem tocou também em seu trabalho solo. Além deles, o Yellowjackets tinha o tecladista Russell Ferrante e o baterista Ricky Lawson.

O álbum de estreia do Yellowjackets foi lançado em 1981 e Haslip participou da banda até o ano de 2012.

Mesmo mantendo a banda na ativa por anos, o baixista sempre trabalho com outros músicos, tanto como músico de estúdio, quanto como sideman.

Entre os artistas com quem gravou temos entre vários Bobby McFerrin, Marylin Scott, Michael Franks, Anita Baker, Jeff Lorber e o monstro Allan Holdsworth.

Vale a pena olhar no youtube a participação de Haslip em um show com Allan..a performance do baixista é sensacional.


Para o especial de hoje escolhemos a música The Vilage Church do 13º álbum de estúdio da banda chamado Club Nocturne e lançado em 1998. Este álbum foi indicado para o prêmio Grammy de "Melhor Álbum de Jazz Contemporâneo".

Prestem atenção no fraseado do baixista. Jimmy é um baixista muito legal de se escutar heim. 

A formação do Yellowjackets neste álbum conta com Russell Ferrante nos teclados, Will Kennedy na bateria e Bob Mintzer sax, além, claro de Jimmy.


Zéli Silva

Agora vamos falar e escutar um canhoto brasileiro, que é o sensacional Zéli Silva.

Zéli é compositor, contrabaixista e professor e tem um extenso e respeitado trabalho na música instrumental brasileira. 

Ele lançou um álbum chamado “Reviravolta” em 2020 com o seu quarteto e que conta com diversas participações especiais. 

Ele tocou com o grupo de Jazz e Música Brasileira chamado Terra Brasil e além disso, participou de trabalhos com Badi Assad, Osvaldinho do acordeon, Rosa Passos, Zé Menezes, Arismar do Espírito Santo, e muitos outros.

Para o especial escolhemos a canção Sabe lá do álbum Agora é sempre” de 2017

Este álbum tem canções e parcerias do baixista com letristas como Arnaldo Antunes, Simone Guimarães, Taciana Barros, entre outros. Nesta música temos a participação de Vanessa Moreno.

O quinteto base é formado por Fernando Corrêa na guitarra, Edu Ribeiro na bateria, Moisés  Alves no piano e Vitor Alcântara no sax e flauta, além de Zéli.


Jennifer Leitham

Vamos escutar agora uma baixista de jazz e canhota que é Jennifer Leitham. 

A Jennifer além de baixista é cantora e compositora. Também é arranjadora, letrista e produtora. e tem diversas linhas de baixo em vários filmes e programas de TV.

A baixista tocou com músicos como Mel Tormé, Peggy Lee, George Shearing, Woody Herman, Benny Carter, Louis Bellson, entre outros. Tocou em mais de 140 álbuns e tem 11 álbuns autorais. 

Para o especial de hoje escolhemos a canção Turkish Bizarre do álbum The Real Me de 2006. O trio é formado por Jennifer, Josh Nelson no piano e Randy Drake na bateria. Essa música tem um solo de baixo bem legal e uma linha toda quebrada, é muito legal mesmo.


Danielle Nicole

Na sequencia escutamos outra baixista canhota, a talentosa Danielle Nicole.

Nicole começou a cantar blues com os seus pais quando era jovem e passou a trabalhar com música em tempo integral por volta dos 20 anos.

Em 2015, ela lançou seu primeiro Cd, intitulado "Wolf Den" e que foi gravado em Nova Orleans com Anders Osborne.  

Ela foi a primeira mulher, a ser nomeada e também a ganhar um Prêmio da Blues Foundation na categoria de Instrumentista ~ Baixo.

O seu terceiro álbum"Cry No More" foi indicado ao Grammy de 2019 na categoria "Álbum de Blues Contemporâneo", ela ganhou diversos outros prêmios. Escolhemos uma música deste álbum para nosso especial intitulada Save Me e que conta com o guitarrista Kenny Wayne Shepherd.

Veja no vídeo abaixo uma performance dela com sua banda.


Doug Pinnick

Um baixista muito legal é Doug Pinnick do King’s X. Ele foi indicado pelo nosso ouvinte e super amigo Alberto Lima.

O Doug, além de baixista é compositor e co-vocalista desta conhecida banda de hard rock e metal progressivo. Ele tocou em 15 álbuns do King's X e tem quatro álbuns solo. 

A banda americana gravou o seu primeiro álbum em 1988 e combina heavy metal, progressivo , funk e soul e tem os arranjos vocais influenciados pelo gospel  e blue

Para este especial deparamos a música Over my Head lançada no segundo álbum da banda "Gretchen Goes to Nebraska" de 1989 que é um álbum conceitual baseado em um conto escrito pelo baterista Jerry Gaskill.


Mingau

Agora vamos falar de Rinaldo Oliveira Amaral, mais conhecido como Mingau.

O baixista começou sua carreira como guitarrista da banda Ratos de Porão entre 1982 e 1985 e hoje ele é famoso por ser membro da banda Ultraje a Rigor, além de tocar com a banda Vega.

Para o especial de hoje separamos uma das músicas mais emblemáticas dos anos 80 e muito vinculada aos paulistanos, a música São Paulo da banda 365. 

Ele formou a banda com Miro de Melo que era o baterista, com o guitarrista Ari Baltazar e Finho na voz. Em 1989 ele saiu da banda  e foi para o Inocentes.


Paul Gray

Para encerrar o nosso programa de hoje temos o baixita Paul Gray da banda Slipknot e que era o famoso número 2, além de ter sido um dos fundadores da banda. O baixista faleceu em 2010.

Para o nosso programa separamos a música Duality do terceiro álbum de estúdio da banda "The Subliminal Verses" que foi lançado em 2004.

Este álbum foi produzido por Rick Rubin e influenciou uma geração de músicos.

Não dá para falar desta música sem falar da bateria, que é uma das linhas mais legais dos anos 2000.

Em relação ao nosso instrumento, a linha do baixo é bem legal com algumas frases dobrando as linhas de guitarra e muitos contratempos e aquele som bem pesado, característicos das bandas do estilo.


É isso aí pessoal!

Espero que escutem o programa.

Lembrando que o programa inédito sempre vai ao ar nas terças às 22:00

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário: