segunda-feira, 8 de maio de 2023

Baixista do Mês - O Estilo de Billy Sheehan - Parte 1

 


Olá pessoal!


Nesta semana apresentamos a primeira parte de uma matéria feita para a edição número #5 da Revista Bass Player Brasil sobre o sensacional baixista Billy Sheehan que tocou com diversas bandas, sendo que ficou famoso por ter trabalhado com Steve Vai e David Lee Roth e nas bandas Talas e Mr. Big. Atualmente toca, entre outros trabalhos, com o The Winery Dogs, que é um power trio de rock formado por Sheehan, Mike Portnoy (Bateria) e Richie Kotzen (Guitarra e Voz).



Essa matéria faz parte de uma coleção de mais de 240 publicações feitas para revistas de contrabaixo e que eu tenho divulgado aqui no site.


Para ver as outras matérias que publiquei, vocês podem acessar o link

http://www.femtavares.com.br/p/midiaimpressa-fernandotavares-sempre.html


Estas aulas são parte de um acervo produzido pelo autor e que estão relacionadas as suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para maiores informações entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com


O estilo de Billy Sheehan – Parte 1


Nascido William "Billy" Sheehan em 19 de março de 1953 é considerado um dos mais baixistas mais importantes do Hard Rock nos anos 1980. Ele tocou com Steve Vai e David Lee Roth e nas bandas Talas e Mr. Big.

Ele tem diversas peculiaridades técnicas como a utilização de três dedos na técnica de pizzicato, os tappings no estilo do guitarrista Van Halen, enre outras.

Nesta matéria escrita originalmente para a revista Bass Player Brasil, o estilo de Sheehan é mostrado em 14 trechos de canções de diversos álbuns do Mr. Big e de outros trabalhos. Neles buscamos mostrar todas as variações técnicas e melódicas utilizadas pelo músico. A matéria está dividida em três partes para facilitar o estudo daqueles que acompanham as colunas no site.


Exemplos


Addicted to That Rush 1 – do álbum Mr. Big – Mr. Big

Neste primeiro exemplo temos um padrão da técnica de Two Hands que é muito utilizado por Billy Sheehan. Nele o baixista utiliza duas notas (Lá e Sol) tocadas de forma alternada com os dedos da mão direita e mão esquerda. A primeira nota (Lá) é tocada com um dos dedos da mão direita (Sheehan utiliza o indicador), em seguida faz um Pull-off para a nota Sol, depois um hammer-on para a nota Lá e para finalizar, outro Pull-off para a nota Sol.



Addicted to That Rush 2 do álbum Mr. Big – Mr. Big

Mais uma parte com a técnica de Two Hands nesta música. Neste trecho temos uma passagem um pouco mais complexa, pois existe uma variação maior de padrões. O passo a passo tem o primeiro padrão tocado com o (Mi bemol) pelo dedo indicador da mão direita – chamamos de Tapping e é indicado com o sinal de + - seguido por um pull-off para a nota Dó, mais um Tapping (Ré), seguido com um pull-off para a nota Dó e em seguida outro pull-off para a nota Lá, este padrão é repetido mais uma vez para completar um compasso, e perceba que o segundo compasso é uma repetição do primeiro. No terceiro compasso do trecho, o padrão é similar ao primeiro, mas mudam-se algumas notas. Nos outros compassos este padrão é alterado, preste atenção aos sinais de ligado, Tapping e Slide, eles são importantes para a execução correta do exemplo.



Alive And Kickin’ do álbum Lean Into It – Mr. Big

Este exemplo corresponde a ponte que antecede o solo e é feita em uníssono pelo Baixo e a Guitarra. A partir do compasso 10 temos a base do solo de Guitarra e nele o baixista antecipa a primeira nota em todos os compassos ao executá-las na última colcheia do compasso anterior. O trecho está em Mi menor e para construí-lo foi utilizada a escala Blues de Mi Menor com a adição da sexta de Mi (Dó#) nos compassos ímpares da ponte. A base do solo foi toda construída com a Penta de Mi Menor. Neste exemplo é necessária uma atenção maior com os bends indicados com ½ ou ¼, estes indicam qual a sua elevação, tente treinar a afinação destas notas.



Colorado Bulldog 1 do álbum Bump Ahead – Mr. Big

Na introdução desta música são tocadas as notas da Pentatônica de Mi Menor com um padrão por quintas, ou seja, ele toca uma nota da penta e seu respectivo intervalo de quinta dentro da escala. A grande dificuldade deste trecho está na execução das tercinas de semicolcheia em um andamento bem rápido 134 bpm. O baixista sempre utiliza o pizzicato com três dedos.



Colorado Bulldog 2 do álbum Bump Ahead – Mr. Big

A base de voz desta música soa parecida com um Walking Bass, que é uma tradicional condução do Jazz. Duas considerações nesta parte são: (1) que ela e executada em colcheia swingada, perceba o sinal do início da pauta. A segunda consideração é em relação as notas utilizadas que fazem parte da escala Blues de Mi Menor. Em todas as bases de voz são utilizadas variações nesta linha com estas ideias. Por fim, existe um Tapping feito por Billy Sheehan no quarto compasso do trecho utilizando os dedos indicador e médio sobre as notas Ré e Sol, respectivamente, e depois sobre as notas Ré Sustenido e Sol Sustenido.



Esta é a primeira parte da coluna deste grande baixista do hard rock.

Lembrando que esta matéria foi publicada originalmente na edição 5 da revista Bass Player Brasil.

Abraços e até a próxima coluna!


Fernando Tavares é pesquisador, professor e contrabaixista. Contribuiu com diversas publicações para revistas especializadas em contrabaixo e hoje é membro do LAMUS (Laboratório de Musicologia da EACH-USP Leste), do CEMUPE (Centro de Musicologia de Penedo) e do LEDEP (Laboratório de Educação e Desenvolvimento Psicológico da EACH-USP Leste).

É Mestre e Doutorando em Musicologia pela ECA-USP e é bolsista da CAPES.

"O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001

"This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001"


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