quinta-feira, 25 de maio de 2023

Técnicas para Contrabaixo - As técnicas de Les Claypool - Parte 3

 

Olá pessoal!


Nesta semana apresentamos a terceira parte de uma matéria feita para a edição número #41 da Revista Bass Player Brasil sobre o baixista Les Claypool.

Essa matéria faz parte de uma coleção de mais de 240 publicações feitas para revistas de contrabaixo e que eu tenho divulgado aqui no site.

Para ver as outras matérias que publiquei, vocês podem acessar o link

http://www.femtavares.com.br/p/midiaimpressa-fernandotavares-sempre.html

Estas aulas são parte de um acervo produzido pelo autor e que estão relacionadas as suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para maiores informações entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com

Pesquise no site as partes anteriores desta matéria

LES CLAYPOOL


Vale lembrar que eu dividi esta matéria em partes que exploram as principais técnicas utilizadas por Claypool, sempre em busca de entender as suas ideias musicais, a sua linguagem e a sua abordagem peculiar sobre cada técnica. A ideia não é estudar a fundo cada uma delas, pois seria preciso uma enorme quantidade de exercícios e o objetivo principal que é compreender a linguagem do baixista se perderia. Estude cada uma das técnicas separadamente respeitando a ordem dos exercícios, no final de cada tópico temos uma lista com músicas que exploram cada técnica, para facilitar a pesquisa utilizei somente músicas da banda Primus.

Estude com calma, assista ao vídeo no youtube e se ocupe com muita dedicação para entender o universo deste genial baixista.


Vídeo no Youtube



TÉCNICAS ESSENCIAIS

Notas abafadas

A técnica consiste em posicionar os dedos da mão esquerda levemente sobre a corda de maneira que ao executar a nota ela tenha um som percutido. Claypool explora muito estas ideias tanto com o pizzicato, quanto com o slap, além destas ele percuti as notas também com os dedos da mão direita sobre o braço. No exercício 3a  temos uma ideia simples de notas abafadas. O exemplo 3b inverte a posição do abafado colocando-o na cabeça do tempo. O exercício 3c trabalha com a subdivisão de semicolcheia. No exercício 3d o abafado é feito no sentido de baixo para cima explorando a ideia de sweep estudada anteriormente.



Músicas para estudar:

Lacquer Head – do álbum Antipop  (base de voz, sendo executada com a técnica de Slap)
Welcome To This World – do álbum Pork Soda (base de voz)
Pudding Time – do álbum Frizzle Fry (base de voz, sendo executada com a técnica de strumming)

É isso aí pessoal!

Estudem com calma esta primeira coluna, pois no mês que vem voltamos com mais exercícios sobre a técnica de Les Claypool

Abraços!


Fernando Tavares é pesquisador, professor e contrabaixista. Contribuiu com diversas publicações para revistas especializadas em contrabaixo e hoje é membro do LAMUS (Laboratório de Musicologia da EACH-USP Leste), do CEMUPE (Centro de Musicologia de Penedo) e do LEDEP (Laboratório de Educação e Desenvolvimento Psicológico da EACH-USP Leste).
É Mestre e Doutorando em Musicologia pela ECA-USP e é bolsista da CAPES.
"O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001
"This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001"

Nenhum comentário: