terça-feira, 29 de maio de 2018

Harmonia - Aula 06 – Aplicação de Quintas e Oitavas – Parte 02


Olá Pessoal!
Nesta sexta coluna sobre harmonia, estudaremos um pouco mais sobre aplicações de quintas e oitavas em levadas. É importante o entendimento da parte teórica, mas isso não terá nenhuma serventia para o nosso aprendizado se não aplicarmos em nossas linhas de contrabaixo, portanto com as quatro combinações desta coluna e as 4 anteriores teremos um bom vocabulário para atingirmos este objetivo. O ideal é ter as oito combinações decoradas, assim você terá segurança para começar a improvisar sobre qualquer base.
Na combinação 5 temos a linha feita utilizando a F (fundamental) nas duas primeiras colcheias e depois os intervalos de 5ª e 8ª, já na combinação 6 invertemos a frase utilizando 8ª e 5ª.

Combinação 5

Combinação 6

Nas combinações 7 e 8 as variações são um pouco mais difíceis já que tocamos uma vez cada intervalo criando as seguintes ideias. Combinação 7 - F (fundamental), 5ª, 8ª e 5ª e na combinação 8 - F, 8ª, 5ª e 8ª.
Combinação 7

Combinação 8

Com estas variações em mãos, perceba como a levada fica “cheia”, este artifício pode ser muito explorado, principalmente para baixistas que tocam em Power trio ou bandas que tenham uma guitarra só, em outros casos tem eles devem ser utilizados com muita coerência especialmente se a banda tiver duas guitarras.


Vídeo:



Um abraço e até a próxima coluna!

Nenhum comentário: