terça-feira, 22 de maio de 2018

Transcrição do Mês - Hermeto Pascoal – Chorinho Pra Ele


Olá pessoal!

Neste mês temos a transcrição completa da música Chorinho pra Ele, do Hermeto Pascoal, que foi gravada no álbum Slave Mass de 1977 e que conta com a participação do lendário Ron Carter. A música é composta basicamente de três partes, que chamamos de Intro, A e B. A sequencia de partes da música é Intro, parte A, Intro, parte A, Intro, parte B, parte A, Intro, parte B e no final parte A e Intro duas vezes só que no dobro do andamento original.
A música tem a fórmula de compasso em 2/4, característica de vários ritmos brasileiros. A divisão rítmica é colcheia pontuada com semicolcheia, também muito encontrada no estilo. Na Intro, foram utilizadas as fundamentais de cada acorde e ela ocorre nos compassos de 1 a 4, 21 a 24 e 41 a 44. Entre os compassos 70 e 73, o baixista explora notas abafadas e aproximações cromáticas para a fundamental do próximo acorde. Quando o andamento da música dobra, Carter utiliza a tônica de cada acorde para construir a frase. A parte A acontece na tonalidade de G maior. Na primeira vez em que o A é apresentado (compassos 5 a 20), o baixista aplica basicamente os intervalos de fundamental e quinta na construção das levadas. São utilizadas também aproximações cromáticas para esses intervalos. Alguns elementos melódicos são acrescentados em acordes específicos, como a escala pentatônica de G maior, sobre os acordes de Gmaj7 e G6, e uma aproximação cromática para a terça menor do acorde de Gdim7, no compasso 9. Essas ideias retornam nas repetições do A, sempre com novas frases. No tempo dobrado (compassos 83 a 98), o baixista acrescenta várias notas abafadas.
Na parte B, são explorados os mesmos recursos das outras partes da composição. Para encerrar a passagem, Carter insere slides como elementos de articulação. A parte B ocorre nos mais compassos 45 a 53 e74 a 82.


Esta é uma das músicas mais importantes do nosso repertório e é muito importante estudar as frases e as ideias musicais aplicadas por Hermeto na composição e por Ron Carter no contrabaixo.
Um abraço e bons estudos!

Nenhum comentário: