terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Técnicas Para Contrabaixo - Mão Direita - Parte 2


Olá pessoal!
Nesta semana temos a segunda parte da coluna sobre a técnica de Pizzicato. Nela vou passar uma série de exercícios para melhorar a execução de notas quando alternamos as cordas e também quando fazemos alguns saltos. Tente manter a sonoridade de todas as cordas em equilíbrio usando os apoios passados na primeira coluna.
Vamos trabalhar sobre dois acordes (Am e Dm), sendo que cada um terá a fundamental em uma corda diferente.

Exercício 01 

No primeiro exercício temos uma levada simples de colcheia utilizando apenas a fundamental de cada acorde. 


Exercício 02

No segundo exercício temos aplicações para alternar o pizzicato em duas cordas diferentes. Na primeira linha foi utilizado um padrão com a fundamental e a quinta de cada acorde, neste exercício podemos variar a mão direita de duas maneiras, alternando os dedos ou utilizando a técnica de sweep, opção escrita na segunda linha do exercício, preste atenção na combinação de dedos. Na terceira linha utilizamos a oitava, sendo que neste padrão é necessário variar os dedos, pois a técnica de sweep não é possível.


Exercício 03

Aqui temos um exercício combinando a fundamental, a quinta e a oitava de cada acorde, explorei diferentes combinações em cada compasso justamente para criar alternativas de aplicações para os exercícios anteriores. Tente criar novos padrões para obter um melhor domínio da mão direita. Observe que nos exercícios sempre optei por utilizar o sweep quando possível, pois é como costumo utilizar o pizzicato.


Estes exercícios foram pensados para se obter uma melhor sonoridade ao trabalhar com cordas alternadas, por isso faça-os devagar e prestando atenção no som.

Vídeo


Abraços e até a próxima coluna!

Nenhum comentário: