Fernando Tavares

Fernando Tavares

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Baixistas do Rock - Parte 5

Olá Pessoal!

Dando sequencia a nossa coluna de Rock vamos estudar nas duas próximas colunas o baixista Geezer Butler. As grandes características de Geezer são: o uso da semicolcheia como célula rítmica base para as suas levadas e a Pentatônica como principal elemento para a criação de frases.

Exercício 1

A semicolcheia é a célula rítmica preferida do baixista para construir suas levadas, caracteristicamente no rock é usada a colcheia para dar um sentido de velocidade, Geezer ao contrário desta característica, prefere andamentos mais lentos, aonde ele possa explorar a velocidade da semicolcheia em suas frases dando um sentido diferente da maioria dos baixistas de Rock.
No exercício temos uma levada com Tônica, Quinta e Oitava para se treinar as semicolcheias em todas as cordas.


Exercício 2

No segundo exercício temos uma levada explorando as semicolcheias.


Exercício 3

A principal escala utilizada por Geezer é a Pentatônica, no primeiro compasso temos a Pentatônica de Dó maior, e no segundo a de Lá menor, atentem ao fato das duas pentas possuírem as mesmas notas, algumas pessoas chamam a Penta de Lá menor de relativa.


Exercício 4

No quarto exercício é apresentado um “Shape” utilizando as notas da Penta em um modelo mais abrangente, este modelo é muito usado para criar frases, ele cria um “mapa” no braço do instrumento facilitando a combinação das notas.


Abraços e até a próxima coluna!

Nenhum comentário: