Nesta semana damos sequencia a matéria dos baixistas que tocaram com Frank Zappa, para quem não leu a primeira coluna, aqui esta o link dela:
http://femtavares.blogspot.com.br/2011/10/os-baixistas-de-frank-zappa-parte-1.html
Parte 2
A segunda parte da Bass Clinic sobre os baixistas de Frank Zappa abrange os anos de 1972 a 1975.
Desta fase os exemplos foram extraídos basicamente de três discos, que eu particularmente considero os mais influentes e importantes desta fase.
Os discos são:
-Apostrophe’
-One Size Fits All
-Roxy & Elsewhere
Exemplo 1
O primeiro exemplo é extraído da musica “Don’t Eat The Yellow Snow” e é referente à base principal da música. A frase foi construída sobre a fórmula de compasso 7/4, e Tom Fowler utilizou a Pentatônica de Ré Maior, no quinto compasso é feita a base onde Zappa canta, esta base segue a mesma fórmula de compasso, mas o baixista utiliza a Tônica e aproximação cromática para construir a frase. O andamento é 138 bpm.
Exemplo 2
No segundo exemplo temos a base de voz da música “St. Alphonzo’s Pancake Breakfast”, este trecho foi construído utilizando a escala e Dó Mixolídio com a "blue note" na segunda aumentada. Este trecho é muito rápido e a digitação da frase é complexa, para aqueles que querem conhecer mais a fundo as estruturas melódicas que Zappa construía, esta é uma ótima música para se analisar.
Exemplo 3
Este exemplo corresponde à base do solo e teclado de George Duke. A fórmula de compasso é 7/16 e foi utilizada a escala de Lá bemol Lídio sobre o acorde de Ab e a escala de Sol menor sobre o acorde de Gm.
Exemplo 4
Esta música é instrumental e nela Zappa utiliza diversas fórmulas de compasso, esta é outra ótima música para estudar o estilo de Frank Zappa. O trecho escolhido para se estudar é a parte posterior à introdução, neste trecho as frases são feitas com os outros instrumentos sobre a escala de Mi maior, a partir do quinto compasso do exemplo é utilizada a fórmula de 11/16.
Esta é a segunda parte da Bass Clinic sobre os baixistas de Frank Zappa, ela corresponde à fase entre os anos de 1972 e 1975, particularmente esta é a fase que eu mais admiro do genial compositor. Os dois primeiros exemplos estão presentes no álbum “Apostrophe’”, o terceiro está no álbum “One Size Fits All” e o quarto no álbum “Roxy & Elsewhere”, seria injustiça não aconselhá-los a adquirir além destes três álbuns o disco “Over-nite Sensation”, que foi gravado quase que simultaneamente a estes. Pessoalmente considero o álbum “One Size Fits All” juntamente com o “Hot Rats” como as obras primas deste genial compositor.
Abraços e até a próxima coluna!
Nenhum comentário:
Postar um comentário