quinta-feira, 27 de julho de 2023

Teoria e Análise: Composição - Continuação

 

 Olá pessoal!

Nesta semana damos continuidade a nossa coluna de teoria e análise. Diferente das outras colunas deste blog nas quais eu passo estudos teóricos e práticos sobre os assuntos abordados, neste espaço buscamos refletir sobre os conteúdos e instigar novas pesquisas dos leitores.

Lembram da nossa última coluna na qual eu deixei um pequeno exercício de composição?

Eu pedi para vocês fazer uma composição com 8 ou 16 compassos em qualquer tom.

Bom, vou explicar como eu pensei a minha. 

Eu pensei em uma forma ABAC, na qual eu fiz o A em Dó maior, o B em Fá maior e o C em Sol maior. Depois eu coloquei os acordes de cada campo harmônico de uma forma bem aleatória. Vocês poderiam voltar nas colunas anteriores quando eu falei sobre os esquemas harmônicos no Blues http://www.femtavares.com.br/2023/05/teoria-e-analise-o-blues-como-tipo.html, ou no jazz fusion que eu dividi em duas colunas http://www.femtavares.com.br/2023/02/teoria-e-analise-jazz-fusion.html e http://www.femtavares.com.br/2023/04/teoria-e-analise-esquemas-no-jazz-fusion.html e usar esses esquemas como padrões para compor as suas canções/exercícios.

Vejam a minha ideia primária de composição:

Exemplo 1


Exemplo 2

Agora, podemos pensar nos esquemas de Jazz, o V7-I ou ii-V7-I para fazermos algumas variações. Farei o dominante no A e o ii-V7 no B.


Claro, que podemos mudar os acordes de lugar e misturar os padrões, mas isso é a sua vontade que vai ditar.

Essa sequência foi modificada até virar uma música chamada Mr. M.A. que eu fiz em homenagem ao guitarrista Marco Angi e que pretendo lançar em pouco tempo.

Exemplo 3

Aqui está a expansão harmônica que fiz para a harmonia do primeiro exemplo


Estas aulas são parte de um acervo produzido pelo autor e que estão relacionadas as suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para maiores informações entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com

É isso aí!

Espero ter contribuído com mais algumas reflexões para o seu estudo. 

Abraços e até a próxima coluna!

Fernando Tavares é pesquisador, professor e contrabaixista. Contribuiu com diversas publicações para revistas especializadas em contrabaixo e hoje é membro do LAMUS (Laboratório de Musicologia da EACH-USP Leste), do CEMUPE (Centro de Musicologia de Penedo) e do LEDEP (Laboratório de Educação e Desenvolvimento Psicológico da EACH-USP Leste).

É Mestre e Doutorando em Musicologia pela ECA-USP e é bolsista da CAPES.

"O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001

"This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001"

Nenhum comentário: