terça-feira, 4 de julho de 2023

Técnicas para Contrabaixo - As técnicas de Les Claypool - Parte 4

 

 Olá pessoal!


Nesta semana apresentamos a quarta parte de uma matéria feita para a edição número #41 da Revista Bass Player Brasil sobre o baixista Les Claypool.

Essa matéria faz parte de uma coleção de mais de 240 publicações feitas para revistas de contrabaixo e que eu tenho divulgado aqui no site.

Para ver as outras matérias que publiquei, vocês podem acessar o link

http://www.femtavares.com.br/p/midiaimpressa-fernandotavares-sempre.html

Estas aulas são parte de um acervo produzido pelo autor e que estão relacionadas as suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para maiores informações entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com

A primeira parte da matéria está no link: http://www.femtavares.com.br/2023/03/tecnicas-para-contrabaixo-as-tecnicas_28.html

LES CLAYPOOL


Dividi esta matéria em partes que exploram as principais técnicas utilizadas por Claypool, sempre em busca de entender as suas ideias musicais, a sua linguagem e a sua abordagem peculiar sobre cada técnica. A ideia não é estudar a fundo cada uma delas, pois seria preciso uma enorme quantidade de exercícios e o objetivo principal que é compreender a linguagem do baixista se perderia. Estude cada uma das técnicas separadamente respeitando a ordem dos exercícios, no final de cada tópico temos uma lista com músicas que exploram cada técnica, para facilitar a pesquisa utilizei somente músicas da banda Primus.

Estude com calma, assista ao vídeo no youtube e se ocupe com muita dedicação para entender o universo deste genial baixista.


Vídeo no Youtube



SLAP E VARIAÇÕES


Thumb e Pop (Plucked)

Esta técnica é muito explorada pelo baixista, vale a pena um estudo mais aprofundado dela. Nos exercícios 4a e 4b temos uma ideia básica para desenvolver a técnica. Nos exercícios 4c e 4d temos uma variação no thumb muito utilizada por Claypool, ele toca duas ou três notas seguidas com o Thumb, isto exige um treino um pouco mais aprofundado deste elemento, alguns baixistas trabalham com o reverse para uma maior velocidade, diferente do baixista. Ao bater com o polegar na corda deve-se aproveitar a pouca distancia e tocar de novo, não puxe muito a mão ao bater, pois assim você perderá velocidade.




Músicas para estudar:

Tommy The Cat – do álbum Sailing the Seas of Cheese (vários trechos da música)
Lee Van Cleef – do álbum Green Naugahyde (vários trechos da música)
Golden Boy– do álbum The Brown Album  (frase com a guitarra) 

É isso aí pessoal!

Estudem com calma esta quarta coluna, pois no mês que vem voltamos com mais exercícios sobre a técnica de Les Claypool

Abraços!


Fernando Tavares é pesquisador, professor e contrabaixista. Contribuiu com diversas publicações para revistas especializadas em contrabaixo e hoje é membro do LAMUS (Laboratório de Musicologia da EACH-USP Leste), do CEMUPE (Centro de Musicologia de Penedo) e do LEDEP (Laboratório de Educação e Desenvolvimento Psicológico da EACH-USP Leste).
É Mestre e Doutorando em Musicologia pela ECA-USP e é bolsista da CAPES.
"O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001
"This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001"

Nenhum comentário: