domingo, 16 de julho de 2023

MKK BASS SESSIONS - Programa #22 - Dia do Rock

Olá pessoal!



Eu produzo e apresento um programa totalmente voltado ao contrabaixo na MKK Web Radio (https://mkkwebradio.com.br/) às terças 22:00. O programa já teve mais de 90 edições e assim, decidi apresentar aos ouvintes os programas anteriores para os quais fiz alguma pesquisa.

Vocês podem ouvir todos os programas no spotify ou no mix cloud, os links estão abaixo:


https://www.mixcloud.com/discover/

No programa 22 tivemos um especial para o dia do Rock com baixistas brasileiros e estrangeiros que tocam o estilo.

Lembrando que o programa inédito sempre vai ao ar quinzenalmente nas terças às 22:00 com reprise aos domingos às 20:00 pela MKK Web Radio.

Estas pesquisas são parte de um acervo produzido pelo autor e que estão relacionadas as suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para maiores informações entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com


O programa

Para quem quiser escutar o programa na íntegra, ele está disponível neste link do spotify

Bill Black

Para começarmos o nosso programa vamos falar de um pioneiro do rock, o baixista Bill Black.


Ele e Willie Dixon foram os grandes destaque do Contrabaixo no início do Rock n'Roll nos anos 1950, sendo que Dixon gravou com Chuck Berry, por exemplo e Bill Black gravou com Elvis Presley.

Black fez parte do que ficou conhecido como Elvis Presley e os Blue Moon Boys e ele participou de gravações como Heartbreak Hotel, That's All Right e a música Hound Dog que escolhemos para este especial.

Ele também foi um dos primeiros baixistas a usar o Fender Precision na música popular, empunhando o baixo na música Jailhouse Rock no final dos anos 1950.

Além de tocar com Elvis, o baixista foi o líder do Bill Black's Combo que gravou muitos álbuns durante a sua existência. 

O baixista é citado como influência por muitos baixistas, dentre eles Paul McCartney. Ele faleceu em 1965 aos 39 anos.

A música que ouvimos no programa foi Hound Dog, que tem uma linha bem característica do rock clássico dos anos 50 e início dos 60 e utiliza tríades como elemento para construir a linha. A música foi feita utilizando um blues de 12 compassos como esquema harmônico. Ela foi lançada por Elvis Presley em 1956.

Bill Black - Hound Dog - Elvis Presley 


John Entwistle

O próximo baixista é o sensacional John Entwistle que produziu diversas linhas clássicas de contrabaixo, tanto no The Who quanto em sua carreira solo.

É perceptível a sua influência em baixistas posteriores como Chris Squire, Geezer Butler entre outros.

Ele tinha um apelido que fazia jus a sua mão direita… Thunderfingers. Veja o vídeo do seu solo abaixo.


Dentre diversas músicas que poderíamos colocar no programa como The Real Me, My Generation, Sparks, Boris the Spider, selecionamos a música Won't Get Fooled Again.

Ela foi lançada de forma editada como single em junho de 1971 e no programa escutamos a versão na íntegra que fez parte e fechou o álbum Who’s Next, de 1971. Preste atenção a linha cheia de frases feitas pelo baixista. Ele gostava muito da pentatônica para criar suas frases. 


José Paulo Metrângulo

Agora, vamos falar de um baixista brasileiro do início dos anos 60 chamado José Paulo Metrângulo ou Zé Paulo, que tocou na banda The Jet Blacks.

Esta banda fazia um som instrumental na onda do The Shadows e os Ventures. Mas vale ressaltar que a banda passou a ter músicas cantadas posteriormente.

Na década de 60 a banda gravou com artistas como Celly Campelo, que foi uma das pioneiras do rock no Brasil e com Reginaldo Rossi. O baixista ficou na banda entre 1961 e 1971.

Dentre as músicas da banda que se destacam temos "Apache", o "Tema para jovens enamorados", entre outras.

Para este especial escolhemos a canção Savage do álbum The Jet Black's de 1966. A linha de baixo é bem legal, com algumas frases que caracterizaram o baixo de rock nos anos 60.


Gustavo Montesano

Agora vamos para os anos 70 falar de um baixista muito importante para o cenário latino americano, o argentino Gustavo Montesano da banda Crucis.

Esta banda de rock progressivo lançou dois super álbuns na década de 70, Crucis de 1976 e Los Delirios del Mariscal de 1977.

Neste link do Spotify temos a versão completa do álbum Los Delirios del Mariscal.


Para este especial escolhemos uma música instrumental do segundo álbum da banda chamada Pollo Frito, na qual o baixista demonstra toda a sua virtuosidade.

Para quem é fã de rock progressivo, a audição dos álbuns do Crucis é obrigatória.

Além de Gustavo no baixo e voz, a banda contava com Pino Marrone na guitarra, Aníbal Kerpel nos teclados e Gonzalo Farrugia na batería


John Paul Jones

Depois, ouvimos e falamos de um dos grandes baixistas dos anos 70, o John Paul Jones e a banda Led Zeppelin.

Foi complicado achar uma música que contemplasse toda a destreza e linguagem do Jones como baixista, mas escolhemos uma música que tem uma super linha de baixo.

Estamos falando de The Song Remains the same do álbum Houses of the Holy de 1973.

Essa música tem uma linha na qual o baixista constrói as frases variando as oitavas criando um efeito interessante. Também é bem legal a frase que o baixista faz na ponte da música.

Se vc não conhece muitas coisas de John Paul Jones, vale a pena pesquisar.


Jerry Casale



Na sequência do programa escutamos uma das banda mais legais dos anos 80, o Devo que contava com Gerald Vincent "Jerry" Casale no baixo.

Casale, além de baixista, era o compositor e letrista principal da banda, diretor de videoclipes e vinicultor americano.

Como diretor ele dirigiu bandas como The Cars, Rush, Foo Fighters, Soundgarden e Silverchair, entre outros.

Em 2005 iniciou a sua carreira solo, paralelo ao Devo com o projeto Jihad Jerry & the Evildoers .

A música que escolhemos para este especial é “Be Stiff " que é o terceiro single da banda de new wave americana. Ela foi lançada no final da década de 70, mais precisamente em 1978 e tem uma linha de baixo bem legal e com um groove bem interessante.


Dé Palmeira

Tivemos diversos baixistas legais do famoso RockBR dos anos 80 no Brasil. Dentre eles, podemos citar Humberto Gessinger e Bi Ribeiro que já estiveram no programa e além deles  Robério Santana e Nando Reis que logo mais estarão por aqui.

Mas para o programa de hoje escolhemos o sensacional Dé Palmeira que foi o baixista original do Barão Vermelho. Ele gravou 6 álbuns da banda e saiu em 1990.

Para o especial de hoje escolhemos uma música que tem um dos riffs mais legais do rock brasileiro, Pense e Dance, da qual Dé é um dos compositores.

Abaixo temos uma versão ao vivo desta música.


Luis Mariutti

Nos anos 90 tivemos um movimento bem legal de Heavy Metal aqui no Brasil e muito se deve a fama conquistada pela banda Angra quando lançou o seu álbum Angels Cry de 1993.

Então, para este especial escolhemos o baixista Luis Mariutti para representar o rock dos anos 90 no Brasil. Além do Angra ele tocou com Firebox, Shaman, Henceforth e Andre Matos solo. Em 2021, ele lançou sua autobiografia "Memórias dos Meus 50 Anos".

No especial escutamos a música Streets of Tomorrow do álbum ANgels Cry de 1993.


Jeff Ament

Nos anos 90 tivemos o famoso movimento grunge que lançou no mercado diversas bandas de rock dos Estados Unidos. Dentre várias bandas legais, uma das que mais se destacou foi o Pearl Jam.

E o trabalho do baixista Jeff Ament é com certeza o ponto alto da banda.

Para este especial escolhemos a música Jeremy que foi lançada no álbum Ten de 1991. 

Primeiro, vale destacar o fraseado com a pentatônica e aqueles harmônicos no começo da canção. Segundo, o baixista utilizou um baixo de Hamer de 12 cordas para gravar esta música.


Além disso, ele usa algumas inversões de acordes no decorrer da música que dão alguns efeitos especiais em determinadas partes.


Heitor Gomes

E para finalizar o nosso especial falamos e ouvimos o talentoso Heitor Gomes com o Charlie Brown Jr. Escolhemos a música "O Nosso Blues" do álbum Imunidade Musical de 2005.

Para quem não sabe, Heitor é filho do sensacional baixista Chico Gomes, se você não conhece o trabalho do pai de Heitor, vá atrás, pois é bem legal.

Além do Charlie Brown, ele tocou com o CPM22 e com o Pavilhão 9.


É isso aí pessoal!

Esse trabalho é parte de um acervo produzido pelo autor e que estão relacionadas as suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para maiores informações entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com

Espero que escutem o programa.

Lembrando que o programa inédito sempre vai ao ar nas terças às 22:00

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário: