Neste mês temos a transcrição completa da linha de baixo da canção You Got To Funkifize da banda Tower of Power.
Esta
canção escrita
por Emilio Castillo e Stephen Kupka foi lançada no álbum Bump
City de
1972 e conta com o genial Francis "Rocco" Prestia no
contrabaixo.
A
música está
na tonalidade de Ré
menor e
o groove principal dela é apresentado logo no primeiro compasso,
perceba que esta é uma pequena variação do groove que ocorre
durante a maior parte do tempo que é apresentado no compasso 3,
sendo que este trecho também representa o refrão da música. Ele
é repetido por 7 vezes neste compasso e retorna no compasso 16. O
groove
foi
criado utilizando a
fundamental, a oitava, a sétima e o cromatismo para voltar a
fundamental sobre
o acorde de Dm7,
esta
ideia é repetida também
na base da voz até
o compasso 7,
no qual ele faz uma aproximação cromática para nota Sol
que é
a fundamental do
próximo acorde (G7),
perceba que o groove criado para este acorde é o mesmo que o
baixista pensou para o Dm, obviamente sendo transposto para as notas
deste novo acorde. No compasso 10 o baixista volta ao primeiro groove
e no compasso
12 temos uma frase muito bacana feita sobre
o acorde de E7,
perceba
que o baixista utiliza a #9 e a #5 dos acordes, mas decidi escrever a
nota enarmônica para não causar confusão, pois é mais fácil ler
G do que Fx (Fá dobrado sustenido) e C do que a nota B# que seriam
as notas adequadas aos intervalos descritos. Depois o baixista
utiliza os intervalos de 3 e 4 para fechar este compasso. No
compasso 13
temos uma aproximação cromática para a
fundamental,
no
14 repetimos a ideia do 12 e
por fim
o trecho termina
com a tétrade de D7.
À
partir do compasso 25 se inicia o trecho mais complexo da música que
é
a
ponte e
as bases dos solos. A
ponte é feita utilizando
dois
acordes (C7
e
F7),
sendo que a frase utiliza a fundamental a quinta e aproximações
cromáticas com o destaque do trecho sendo a parte rítmica, na qual
o baixista utiliza variações da semicolcheia combinadas com
colcheia e pausas. No compasso 30 o groove é repetido um
tom a frente (acordes de D7
e G7).
No
compasso 43 se inicia o
solo da música que
é construído utilizando
basicamente a fundamental
dos acordes, aproximações cromáticas e a quinta e sétima. A
partir do compasso 55 temos o
trecho mais complexo
da música, nele são utilizadas aproximações cromáticas para a
fundamental, a quinta e oitava, o problema está na parte técnica
que exige uma precisão e uma velocidade grande na combinação de
ambas as mãos no fraseado.
Esta
é uma daquelas músicas que deveriam ser obrigatórias no repertório
de qualquer baixista, pois ela trabalha muitos elementos necessários
para o desenvolvimento de um grande músico como a parte rítmica, a
técnica de mão direita precisa, a velocidade na mão esquerda e
muito suigue.
Abraços
e até a próxima coluna!
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