quinta-feira, 7 de março de 2024

Exercícios - Parte 2 - Exercícios elementares para mão esquerda


Olá pessoal!

Nesta semana, trago a segunda coluna de exercícios de técnica, na qual abordarei diversos pensamentos sobre o desenvolvimento de uma técnica mais precisa para as mãos direita e esquerda.

Na primeira coluna, abordamos os exercícios elementares para a mão direita, e hoje, avançamos para os exercícios elementares destinados à mão esquerda.

Este material faz parte de um acervo produzido por mim, relacionado às minhas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com

PARTE 2 – EXERCÍCIOS ELEMENTARES PARA MÃO ESQUERDA 

Aqui estão os famosos exercícios cromáticos. Esses exercícios são de extrema importância para a desenvoltura no instrumento, pois auxiliam na criação de independência de movimento na mão esquerda e contribuem para a melhoria da sonoridade. Pratique esses exercícios com calma, respeitando a digitação proposta.

Para melhor aproveitamento, execute os exercícios tanto do grave para o agudo quanto do agudo para o grave, utilizando a mesma combinação. Por exemplo, suba 1-2-3-4 e desça 1-2-3-4. Essa abordagem garantirá que você desenvolva os movimentos para ambas as direções.

Tente posicionar um dedo em cada casa. Se não for possível, não se preocupe; você pode arrastar um pouco a mão. O fundamental é sempre digitar com os dedos próximos ao traste que marca a casa. O número da casa corresponde ao dedo: 1 para o dedo indicador na primeira casa, 2 para o dedo médio na segunda casa, 3 para o dedo anelar na terceira casa e 4 para o dedo mínimo na quarta casa.

Se desejar variar a região, mantenha a mesma combinação, alterando os dedos a partir da casa 5. Por exemplo, indicador na quinta casa, médio na sexta, anelar na sétima e mínimo na oitava. Em seguida, prossiga para a casa 9 e, posteriormente, para a 13.

Exercício 4:

Página 1

Página 2

Página 3


Página 4


Pratique esses exercícios regularmente, explorando diferentes regiões do braço do instrumento para aprimorar ainda mais a destreza e a sonoridade na mão esquerda.

Lembrando que este material faz parte de um acervo produzido por mim, relacionado às minhas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com

Bons estudos e até a próxima coluna!

Nenhum comentário: