terça-feira, 14 de junho de 2016

Jazz 06 - Análise de Autumn Leaves

Olá pessoal!

Como andam todos os nossos estudos?
Espero que vocês estejam aproveitando bastante estas aulas sobre Jazz.
Nesta coluna vamos analisar a harmônia de Autumn Leaves, vocês devem ter se perguntado por que eu passo este tema para estudarmos, existem vários temas no Real Book (livro com vários temas de Jazz), mas porque este?
Simples, este tema possui a “cadência mais utilizada no Jazz” o II (dois) V (cinco) I (um) em suas duas formas, para o I (um) maior e para o I (um) menor.
Vamos analisar os campos harmônicos relacionados à música Autumn Leaves.

Campo Harmônico de Si Bemol Maior
Bbmaj7 (I), Cm7(II), Dm7(III), Ebmaj7(IV), F7(V), Gm7(VI) e Am7(b5)(VII).

Campo Harmônico de Sol Menor (relativo de Si bemol maior).  
Gm7(I), Am7(b5)(II) Bbmaj7 (bIII), Cm7(IV), D7(V)*, Ebmaj7(bVI) e F7(bVII).
*este acorde é proveniente do campo harmônico da escala menor harmônica. 

Muitas pessoas acreditam que não existe o campo harmônico menor e o analisa como sendo sexto grau do maior, não entrarei nos méritos da questão já que o ideal aqui é que consigamos entender de onde vêm os acordes da música. A música é analisada pensando na tonalidade de Sol Menor.
Na página abaixo todos os acordes analisados.


Nos quatro primeiros compassos analisei a música em relação ao campo harmônico de Si Bemol Maior. Isto foi feito para facilitar a visualização o II (Cm7) V (F7) I (Bbmaj7) Maior.
O restante da analise é feita tendo como base o campo harmônico e Sol Menor.

Abraços e até a próxima coluna!

Nenhum comentário: