sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Jazz 01 - Autumn Leaves - Tema

Olá pessoal!

Nesta semana começamos mais uma nova coluna. Aqui estudaremos um estilo bem diversificado e com vários conceitos diferentes, passarei a minha visão de como deve ser estudado o jazz, mas obviamente não é uma visão definitiva, é apenas uma reunião de vários conceitos que estudei durante toda a minha carreira em livros e com os diversos professores e músicos com quem tive contato.

Porque estudar Autumn Leaves? Esta é uma pergunta que alguns alunos me fazem quando passo este tema e a resposta é bem simples. -Ela contém o II V maior e o II V menor, ou seja, você pode estudar a principal cadencia do jazz das duas maneiras mais utilizadas, maior e menor.

A coluna começa desde o primeiro contato com o tema, até os conceitos e improvisação, aconselho o estudo de outros temas paralelamente ao estudo de Autumn Leaves.

Alguns bem legais são:
-Tune-up – Miles Davis
-Cantaloupe Island – Herbie Hancock
-Blue Bossa – Kenny Dorhan

Abaixo a primeira folha com a melodia e a cifra.
Leia e tente decorar o tema, não há possibilidades de continuar o estudo sem conhecer a sequencia de acordes e ao menos conseguir tocar lendo a melodia.

Autumn Leaves possui duas tonalidades que são usadas com frequência, alguns tocam ela no tom de Mi Menor e outros em Sol Menor que é a tonalidade utilizada em nossos estudos.

Abraços e até a próxima coluna!

Nenhum comentário: