quinta-feira, 2 de junho de 2011

Yes - Tales from Topographic Oceans

Bass Clinic
Tales from Topographic Oceans - Yes

The Revealing Science of God exemplo 1

Este trecho corresponde à base da voz e é repetido durante a primeira parte da musica. E ocorre por volta de 3’05. Reparem que no primeiro tempo existe uma pequena variação da frase, tirem como base para os outros trechos a linha do segundo compasso. A escala escolhida para construir esta frase é a pentatônica, atente para o slide no segundo tempo. Este trecho requer muita velocidade do musico, pois, trabalha com sextinas e fusas.


The Revealing Science of God exemplo 2

Este trecho se inicia aos 7’02” e corresponde à segunda base de voz, ele foi construído com os intervalos de Tonica, Quarta e Quinta dos respectivos acordes, para um melhor entendimento divida a frase a cada 1 tempo e meio, perceba que ela começa no primeiro tempo e depois se repete a partir do contratempo do segundo tempo, durante este álbum Chris Squire utiliza este tipo de pensamento para construir diversas linhas, sendo que estes “deslocamentos” de tempo é uma de suas principais características.


The Remembering exemplo 1

Estes acordes correspondem a toda a introdução da musica. O baixo vem tocando as tônicas correspondentes e somente neste trecho (2’00”) inicia-se uma linha com frases no Baixo. Sobre o primeiro acorde (Dm) Chris Squire utiliza a tríade em cada tempo, com a quarta como uma appoggiatura para a quinta do acorde, no segundo compasso é utilizada a escala Mi menor, no terceiro compasso o baixista repete a idéia do primeiro compasso só que substitui a appoggiatura por um slide entre as notas (Sol e Lá), no quarto compasso é usada a tríade de Mi menor para construir a frase.


The Remembering exemplo 2

Este trecho é a base para um pequeno solo de steel-guitar. O baixista utilizou a Tonica, a Quinta e a Oitava para construir o acorde deste trecho. A dificuldade neste é que o baixista varia a quantidade de notas da frase e a primeira nota da frase é deslocada da cabeça do compasso. Este trecho ocorre por volta de 10’19.


The Ancient exemplo 1

Este trecho corresponde à introdução do solo de teclado e ocorre por volta de 4’33”. Somente a Tonica e a Oitava acima são usadas para construir a frase, a dificuldade é que a nota mais grave sempre acentua com o bumbo e ela é feita aleatoriamente, no exemplo o baixista acentuou no primeiro e no quarto tempos, no segundo compasso acentuou no segundo tempo, no terceiro compasso o acento aparece no primeiro tempo, e no quarto volta a ser acentuado no segundo tempo.


The Ancient exemplo 2
Este trecho ocorre por volta de 7’02” e é um dueto feito por todos os instrumentos utilizando contrapontos. O compasso esta em 7/4 e é pouco usual, o baixista toca todas as notas em staccato e utiliza a escala de Ré Maior como base, também é usada uma sétima menor (Dó) como blue note neste trecho, esta nota aparece para completar o cromatismo.


Ritual exemplo 1

Este trecho corresponde a uma pequena parte da introdução e inicia-se por volta de 2’12”. O baixista criou a frase em cima da escala mixolídio de Ré maior, a nota mais enfatizada neste trecho é a nota Lá que corresponde ao intervalo de quinta do acorde, a dificuldade esta na variação rítmica utilizada pelo baixista nas repetições da frase. Quando a musica vai para Dó maior o baixista segue o mesmo conceito para construir a frase.


Ritual exemplo 2

Este trecho ocorre por volta de 8’28” entre duas bases de voz. O baixista aproveita este pequeno interlúdio para fazer um solo de Contrabaixo, utilizando muitos slides na execução. São dois acordes por compasso, mas foi utilizado somente o segundo acorde como referencia para a construção da frase. A pentatônica relativa a cada um destes acordes que é a escala utilizada para construir as frases.


É isso aí Pessoal, bons estudos e até a próxima!

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