Fernando Tavares

Fernando Tavares

sábado, 14 de março de 2015

Baixistas do Rock - Parte 3

Olá Pessoal!

Na terceira e quarta colunas, iremos explorar as técnicas e características do baixista Sting do "The Police". Dono de uma maneira peculiar de tocar (tocava a maior parte do tempo com o polegar), e dono de um senso rítmico incrível, Sting criou diversas linhas de baixo memoráveis com a sua banda.

Exemplo 1

No exemplo 1 temos uma levada bem simples construída com colcheias, mas muito utilizada por quem toca Rock n’roll, esta levada dá um sentido de que a música está sendo “puxada para frente”, por isso ela é muito difundida no Rock e suas vertentes. Esta harmonia corresponde ao refrão da música "So Lonely" do Police, mas também é utilizada na música "With or Without You" do U2, na música "Será?" da Legião Urbana ela é tocada um tom abaixo (tonalidade em Dó). Marque bem estes graus do campo harmônico (I, IV, V e VI graus), toque-os em vários tons e você irá perceber a quantidade de músicas compostas com eles.


Exemplo 2

No exercício 2 temos os intervalos de 5ª e 8ª, sendo estes, utilizados por diversos baixistas de Rock para construir frases. O desenho mostrado pode ser transposto para qualquer nota e pode ser utilizado sobre os acordes maiores e menores.


Exemplo 3

No exemplo 3 temos um exercício combinando estes intervalos e criando variações diferentes para cada acorde, uma ideia para vocês começarem a criar as suas frases é utilizar os intervalos de 5ª e 8ª sobre a caixa da bateria (geralmente nos tempos 2 e 4) e depois variando aonde elas são colocadas.


Exemplo 4

No exemplo 4 temos o Interlúdio da música "Every Breath You Take", do The Police. Outras músicas que utilizam frases construídas desta maneira são "Paranoid" e "NIB" do Black Sabbath, "Otherside" e "Breaking The Girl" do Red Hot Chili Peppers.

Abraços e até a próxima coluna!

Nenhum comentário: