segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Bass Clinic Chris Squire - Parte 2

Christopher Russell Edward Squire, (Londres, 4 de março de 1948) é um músico famoso por seu trabalho como baixista da banda de rock progressivo Yes, da qual é co-fundador e único membro constante. Dono de uma técnica de palheta precisa e um timbre inconfundível, Chris Squire impressiona também pelo uso de ritmo com síncopes, frases muito rápidas e linhas matadoras sobre compassos alternados. Outra característica do baixista são as frases que criam uma espécie de contraponto com os outros instrumentos. É muito interessante estudar não só a parte motora das linhas, mas também a relação com o que os outros instrumentos estão fazendo.
Durante a década de 80 o som do Yes mudou muito, e isso se deve em grande parte ao fato de Chris Squire adaptar as suas linhas de Baixo a um som mais voltado para o Pop, mesmo assim podemos encontrar algumas linhas complexas para este estilo de música. Hoje em dia o baixista alterna os momentos virtuoses da década de 70 com o pop dos anos 80.

Roundabout


Esta frase pode ser considerada como a frase de Contrabaixo mais marcante de Rock Progressivo, e está no álbum “Fragile”. Ela ocorre por volta de 0:48 e se repete várias vezes durante a música. A frase foi criada sobre a escala de E menor e se repete independente dos acordes que vão ocorrendo, esta é uma característica marcante do Baixista. Ela requer um pouco mais de técnica do baixista que irá executá-la, pois são utilizados abafados e ligados numa velocidade alta.


Siberian Khatru


Este trecho corresponde a segunda parte do refrão que ocorre por volta de 1:35. Atentem para os contratempos existentes neste trecho, eles que dão todo o sentido a frase. A frase foi construída com a fundamental, a quinta e a sétima do acorde de E menor nos dois primeiros compasso e Squire repetiu os mesmos intervalos em F# menor só que inverte o arpejo. Esta musica pertence ao álbum “Close To The Edge”.


Sound Chaser


Esta música pertence ao álbum “Relayer” e talvez seja uma das mais difíceis de se executar do Yes. O andamento é alto (156bpm) e as frases são feitas sobre semicolcheia. A frase escolhida foi construída sobre um acorde de D7 e ocorre por volta de 1:04. Reparem que as notas mudam a cada três semicolcheias e a frase ainda contem salto de cordas, esta frase requer muita paciência do estudante já que para executá-la como o baixista, serão necessárias muitas horas de treino.


South Side of the sky


Música do álbum “Fragile”. O trecho a seguir corresponde ao refrão da música. Nesta parte Squire utiliza o arpejo de F#m descendente e depois constrói uma frase sobre a pentatônica do mesmo tom, repare que o baixista só utiliza a tônica grave na última nota da frase, uma característica presente em várias músicas do Yes. Nos compassos 4 e 5, a mesma ideia é utilizada só que em G#m. Este trecho ocorre por volta de 0:51.


Starship Trooper


Esta música pertence ao “Yes Album”. Neste exemplo temos um interlúdio da música que funciona como um pequeno solo de Squire, que ocorre por volta de 1:31. A tonalidade é E Maior e apesar do trecho conter acordes que não pertencem a esta tonalidade a música não muda de tom. Nos dois primeiros acordes temos o uso de tríades já no acorde de Am temos o uso da nona, no quarto e quinto compassos temos uma frase genial do baixista para finalizar na fundamental do acorde no sexto compasso.


Wonderous Stories


Esta música pertence ao álbum “Going For The One”. O trecho a seguir corresponde a preparação pra entrar no último refrão. A música está na tonalidade de E maior e o acorde que abre esta preparação é Dm, que não pertence à tonalidade. A frase é feita em cima da escala de D menor, e finalizada na fundamental do próximo acorde (A), na segunda vez o baixista utiliza a mesma ideia, aumentando a velocidade da frase e o A do sétimo compasso é uma preparação para entrar no refrão.


Your is no Disgrace


Esta música pertence ao “Yes Álbum”. O trecho transcrito corresponde a parte da segunda voz e ocorre por volta de 1:31. A construção da linha é muito próxima ao walking bass de Jazz. No primeiro compasso Squire faz a escala de D maior descendente até chegar na terça do acorde de E (G#), neste acorde ele usa a pentatônica assim como no próximo acorde, uma ideia bastante interessante ocorre no final deste compasso, quando ele antecipa a fundamental do próximo acorde (C).


Um abraços e até a próxima semana!

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