quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Um ótimo 2012

Olá pessoal!
Após um ano de muitas matérias o blog e o site saem de férias durante 15 dias.
A partir do dia 10 de janeiro será iniciado mais um grupo de matérias e as publicações passarão a ser postadas nas terças e sextas no site e nas quartas e sábados no blog, ou seja, duas novas matérias por semana.
Na primeira semana sairá uma matéria sobre o contrabaixo no Rock n Roll e um review sobre um álbum clássico.
Na segunda semana sairá mais um grupo de bass clinics inéditas e transcrições para aqueles que são cadastrados no site.
Na terceira semana sairá um grupo de matérias sobre como tocar Jazz, desde os fundamentos até a improvisação e atendendo a pedidos, matérias sobre noções elementares de musica.
Na quarta semana a continuação das matérias de Two hands e Slap e matérias exclusivas para os meus alunos do meu curso "Contrabaixo Essencial" que estudam comigo em Guarulhos, Itaquaquecetuba e no Em&t Morumbi.
Espero que todos possam usufruir das matérias e continuar evoluindo no seu instrumento.
Abraços e um ótimo 2012 para todos!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Estudo 10 - Tétrades - Parte 2

Olá Pessoal!
Nesta coluna encerramos um ciclo de 12 colunas que tiveram como objetivo principal fornecer elementos rítmicos e harmônicos para todos os estudantes de Contrabaixo, alguns exercícios foram bem simples de se executar, mas este era o principal objetivo da coluna, um embasamento completo para o Contrabaixista.
Se você começou a estudar a coluna a partir de algum estudo posterior tente retornar aos anteriores pois a coluna segue uma ordem cronológica e vai inserindo os assuntos gradativamente, se você é professor de Contrabaixo, tente utilizar exercícios similares na sua aula para fazer com que o aluno tenha uma estrutura musical sólida.
Nesta última coluna utilizaremos as tétrades aplicadas sobre dois estilos bem legais para se estudar, o Blues e o Jazz, é só uma ideia inicial, tente desenvolve-las e criar outras levadas para estes estilos.


Um abraço pessoal e estudem muito, pois só o estudo vai te levar a novos níveis musicais e intelectuais, mas nunca se esqueça do principal... divirtam-se sempre e em todos os momentos da vida, até mais com uma nova coluna e novos estudos!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

"Apelo de um estudante de música" por Jamey Aebersold

1. Ensina-me a colocar os dedos em meu instrumento
2. Ensina-me a produzir um belo som
3. Ensina-me a ler música
4. Ensina-me a tocar afinado
5. Ensina-me a ouvir música e discernir
6. Ensina-me a praticar
7. Ensina-me como ouvir e como apreciar música
8. Ensina-me a tocar com outros
9. Ensina-me teoria, harmonia e composição
10. Ensina-me a usar minha imaginação e a desenvolver a minha criatividade

Mas acima de tudo, não se esqueça de me ensinar a
TOCAR MINHA PRÓPRIA MÚSICA

Jamey Aebersold