terça-feira, 22 de março de 2022

Harmonia aplicada no contrabaixo - Acordes - Parte 03

 
 Olá pessoal!

Estamos de volta com mais uma coluna sobre acordes no contrabaixo.
 
Estas colunas saíram originalmente pela antiga revista Bass Player Brasil e fazem parte do material de apoio utilizado em minhas aulas de contrabaixo presencial e a distância.

Para maiores informações sobre as aulas, entre em contato pelo e-mail femtavares@gmail.com

ACORDES (PARTE 3) – Tríades – Modelos de dedilhado para acordes com três vozes

Nas duas primeiras colunas estudamos os modelos básicos de acordes com três vozes, se tiver dúvidas procure no site ascolunas anteriores.
Baseados nos modelos estudados, aplicaremos alguns padrões de dedilhados para estes modelos de acorde.

No exercício abaixo eu apresento algumas opções de dedilhados pensando nas 3 vozes. Treine sobre todos os acordes que vocês aprenderam até agora, o exercício utiliza como base o modelo 1 em D (Ré maior). No dedilhado tente deixar as notas soando o máximo que puder, com exceção de algum tipo de arranjo que você queira as notas mais abafadas.


Por último temos o campo harmônico de C maior no modelo 1 (figura 5) e depois o de G maior no modelo 2. Aplique os padrões de dedilhados e crie sequencias harmônicas com estes padrões.


Eu também costumo estudar com sequências harmônicas como o ii ,V, I (Dm, G e C) e também o I, V, vi, IV (C, G, Am e F). Os exemplos estão em Dó maior, mas transporte para outros tons.

Mãos à obra, amplie os seus horizontes musicais. 
Nas próximas colunas passarei os modelos para 5 e 6 cordas, além de inserir vozes em nossos acordes. Bons estudos!

Nenhum comentário: