quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Álbuns Clássicos - Cannonball Adderley - Mercy, Mercy, Mercy


Olá pessoal!

Nesta semana, gostaria de destacar o álbum mais emblemático de Cannonball Adderley, gravado em outubro de 1966. Apesar de intitulado 'Live at the Club', este foi registrado no estúdio Capitol, em Los Angeles, diante de uma plateia composta por convidados especiais. Adderley incluiu 'The Club' no título para auxiliar na promoção de um bar de um amigo em Chicago.

Essas matérias fazem parte de um acervo produzido pelo autor e estão relacionadas às suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com



Considero Adderley um dos grandes improvisadores do Jazz, notável pelo seu fraseado singular que frequentemente se aventura no Blues. Além disso, ele exibe um desenvolvimento melódico considerável em suas performances.

A faixa título 'Mercy, Mercy, Mercy' surpreendentemente alcançou a posição número 11 na Billboard e foi alvo de inúmeras regravações ao longo do tempo.

As apresentações de Adderley e sua banda são impressionantes, não só devido à habilidade técnica excepcional, mas também à capacidade de produzir improvisações envolventes e fascinantes. A combinação de diferentes estilos musicais neste disco, junto ao talento incontestável de Adderley e seu grupo, desempenhou um papel significativo na consagração deste álbum como uma obra altamente influente e elogiada no cenário do Jazz.

Faixas:

01-Fun (Nat Adderley) – 8:26
02-Games (N. Adderley) – 7:19
03-Mercy, Mercy, Mercy (Joe Zawinul) – 5:10
04-Sticks (Cannonball Adderley) – 3:54
05-Hippodelphia (Joe Zawinul) – 5:49
06-Sack O' Woe (Cannonball  Adderley) – 10:29


Músicos:

Cannonball Adderley – Saxofone Alto
Nat Adderley – Trompete
Joe Zawinul – Piano
Victor Gaskin – Contrabaixo
Roy McCurdy – Bateria



Abraços e até a próxima coluna!

Nenhum comentário: