quarta-feira, 17 de abril de 2019

Baixista do Mês - Stanley Clarke - Parte 2


Olá pessoal!
Estamos de volta com a segunda parte da coluna sobre o genial Stanley Clarke.

https://www.google.com/url?sa=i&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwiC6Py3tqDhAhVcEbkGHX4rDe0QjRx6BAgBEAU&url=https%3A%2F%2Ftribeza.com%2Fmusic-pick-stanley-clarke-band%2F&psig=AOvVaw0LzR3ZG8O9Xg1JfRPxuXLc&ust=1553710942330887

Nesta coluna temos a segunda parte de uma matéria produzida para a antiga revista Bass Player Brasil, na qual foram estudados 10 exemplos das linhas de baixo do grande mestre.
Estas matérias estão disponíveis como material de apoio para os meus alunos de contrabaixo, presencial e/ou on-line.

Life Is Just A Game


O exemplo corresponde à base de voz da música, Stanley explora muito bem a dinâmica das notas para construir frases que preencham os vazios deixados pela melodia da voz, atente para os sinais de dinâmica que estão presentes na pauta. Foram usadas as notas dos respectivos acordes para a construção das frases, no compasso 7 o baixista utiliza um harmônico bem característico de suas “bass lines” e alguns Pops (puxada com um dos dedos da mão direita, que faz parte a técnica de Slap).


Life Is Just A Game


Neste trecho foi utilizada a escala de Lá Mixolídio para a construção melódica das frases. Basicamente a frase é construída com dois compassos diferentes, sendo que nos compassos ímpares o baixista toca a fundamental (Lá), a sexta (Fá sustenido) e a quinta (Mi), com uma apogiatura da nota Mi para o Fá sustenido, as variações dão feitas nos dois primeiros tempos. Nos compassos pares o baixista cria uma linha utilizando a escala Mixolídio nos dois primeiros tempos e dois harmônicos nas duas primeiras semicolcheias do terceiro tempo.


Silly Putty


Esta é uma linha de Slap muito conhecida do baixista, nela, ele explora a escala de Mi menor Dórico e variações utilizando notas abafadas tanto no thumb quanto no pop. Ritmicamente o trecho explora as variações da subdivisão em semicolcheia. O trecho é constituído basicamente de uma frase e variações sobre esta ideia principal.


Spain


Esta música é tocada com o Contrabaixo Acústico, e o exemplo corresponde a primeira parte do tema. As frases são construídas com as notas dos respectivos acordes e preste atenção para as notas que recebem o sinal de acentuação, elas precisam ser tocadas de maneira precisa. Nos outros acordes o baixista acentua o primeiro e o terceiro tempo, fazendo com que o trecho lembre uma linha de samba em 2/2.


Spain


Esta é a parte do dueto que o Contrabaixo faz em uníssono com outros instrumentos, o trecho exige uma maior atenção com relação a parte rítmica, subdividida em semicolcheia. Melodicamente a frase é construída com a escala de Si menor, com algumas passagens utilizando a escala menor harmônica dando uma sonoridade que lembra a música espanhola.


Esta foi a segunda parte da coluna sobre o estilo de Stanley Clarke. Estudem e escutem as músicas deste grande músico, que foi uma das maiores inspirações para diversos contrabaixistas ao redor do mundo.
Um abraço e até a próxima coluna!

Nenhum comentário: