sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Baixista do Mês - O estilo de Flea - Parte 1


Olá pessoal!

Nesta semana apresentamos uma matéria feita para a edição número #4 da Revista Bass Player Brasil sobre o sensacional baixista Flea do Red Hot Chili Peppers. 

Essa matéria faz parte de uma coleção de mais de 240 publicações feitas para revistas de contrabaixo e que eu tenho divulgado aqui no site.

Para ver as outras matérias que publiquei, vocês podem acessar o link 

Estas aulas são parte de um acervo produzido pelo autor e que estão relacionadas as suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para maiores informações entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com

O estilo de Flea - Parte 1


Nascido Michael Peter Balzary em 16 de outubro de 1962, Flea é considerado um dos baixistas mais criativos que apareceram nas últimas décadas. Ele pode transitar pelo rock, jazz, R&B com a mesma maestria, dominando por completo a linguagem destes estilos.

 
Fonte: http://redhotchilipeppers.wikia.com/wiki/Flea

Além do domínio do contrabaixo, Flea ainda toca trompete e é um estudante dedicado de música. Ficou conhecido mundialmente conhecido pelo seu trabalho no Red Hot Chili Peppers, mas gravou com diversos artistas como Alanis Morissette, Jane's Addiction, entre outros.
Criativo como poucos no meio musical, Flea domina e aplica em suas canções as técnicas de pizzicato, slap, muted e também aplica com desenvoltura diversos elementos de ornamentação como ligados, slides, vibratos.
Nesta matéria escrita originalmente para a revista Bass Player Brasil, o estilo de Flea é mostrado em 10 trechos de canções de diversos álbuns do Red Hot Chili Peppers.

Aeroplane


Este exemplo corresponde a base de voz da música e ocorre por volta de 49 segundos, nele Flea utiliza a técnica de Slap. No compasso 1 é tocada a fundamental com o thumb e a oitava com o pop (plucked), seguindo para a quinta do acorde e sua respectiva oitava mantendo a ideia de thumb para a nota mais grave e pop para a mais aguda. Nas passagens são utilizadas a terça e uma aproximação cromática no thumb. Esta linha de baixo é repetida nos compassos 3, 5, 7, 9 , 11 e 15. No compasso 13 a rítmica da frase se mantém, enquanto em relação aos intervalos, a quinta é substituída pela terça do acorde. 
No compasso 2, Flea inicia a frase utilizando a fundamental e a oitava do acorde e uma variação usando a penta menor de , esta ideia é repetida em todos os compassos pares, sendo que a terça menor na verdade funciona como uma nona aumentada do acorde de C7.


Aeroplane


Ainda em Aeroplane encontramos um pequeno solo de contrabaixo que se inicia por volta de 3:40 minutos.  A harmonia utilizada para o solo é a mesma de toda a música, os acordes de Gm e C7. Para o acorde de Gm, Flea basicamente pensou na penta menor com uma passagem pela terça maior do acorde. Enquanto que para o acorde de C7, foi utilizada a escala mixolídio com a nota Fá sustenido funcionando como blue note (cromatismo).


By The Way


Este exemplo corresponde a base de voz da música By the Way. Nele, Flea utilizou uma afinação alternativa conhecida como dropped D, que consiste em abaixar a quarta corda do contrabaixo para a nota D. A frase é construída utilizando a pentatônica de Ré menor, sendo que a maior dificuldade para este trecho está na sua execução, que requer um domínio da técnica de Hammer-on.


Soul To Squeeze


Uma das linhas de contrabaixo mais legais de Flea pode ser vista nesta música. Nela, o baixista cria uma “bass line” consistente, fazendo com que a música gire em torno desta. A harmonia utilizada é F (I Grau), Csus2 (V grau), Dm (VIm), Bb (IV), Dm, F, C e os acordes e Gsus2 e Gm9(IIm). Para a construção da linha, basicamente foram utilizadas as notas da escala da tonalidade (Fá), mas o grande segredo é como os intervalos são combinados, criando sons característicos para esta linha. Como por exemplo, a nota Si, que funciona como um cromatismo muito utilizado por músicos de jazz, sendo um padrão pensado com o que é conhecido como "target note", ou nota alvo.


Scar Tissue


Este trecho corresponde à base do solo de guitarra, nele o baixista explora os acordes do trecho, criando uma base muito firme e com uma melodia bem marcante nas notas da “ponta”. Sobre o acorde de D5 (dentro da tonalidade funciona como o acorde e Dm), Flea utiliza a tétrade de Dm7 para criar a melodia. No quinto compasso do trecho o baixista insere a nona do acorde. Sobre o acorde de C o baixista utiliza a fundamental e a terça maior do Acorde.


Esta é a primeira parte da coluna deste grande baixista da música pop.
A segunda parte está neste link: Flea - Parte 2 
Lembrando que esta matéria foi publicada originalmente na edição 4 da revista Bass Player Brasil.
Abraços e até a próxima coluna!

Fernando Tavares é pesquisador, professor e contrabaixista. Contribuiu com diversas publicações para revistas especializadas em contrabaixo e hoje é membro do LAMUS (Laboratório de Musicologia da EACH-USP Leste), do CEMUPE (Centro de Musicologia de Penedo) e do LEDEP (Laboratório de Educação e Desenvolvimento Psicológico da EACH-USP Leste).
É Mestre e Doutorando em Musicologia pela ECA-USP e é bolsista da CAPES.
"O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001
"This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001"

Nenhum comentário: