quinta-feira, 23 de março de 2023

Baixista do Mês - O Estilo de Flea - Parte 2


Olá pessoal!

Nesta semana apresentamos a segunda parte de uma matéria feita para a edição número #4 da Revista Bass Player Brasil sobre o sensacional baixista Flea do Red Hot Chili Peppers.

Para quem quiser conferir, a primeira parte está no link:
 
Essa matéria faz parte de uma coleção de mais de 240 publicações feitas para revistas de contrabaixo e que eu tenho divulgado aqui no site.

Para ver as outras matérias que publiquei, vocês podem acessar o link: 

Estas aulas são parte de um acervo produzido pelo autor e que estão relacionadas as suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para maiores informações entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com

Californication


Este trecho corresponde a “bass line” principal da música, sendo ela construída sobre dois acordes Am (Im) e F (bVI) e a melodia foi feita utilizando a pentatônica de Lá menor sobre o acorde de Am e a penta maior de Fá para o acorde de F, em outros trechos o baixista explora as notas da escala de cada acorde (escala de Lá menor natural para o acorde de Am e Fá lídio para o acorde de F) criando outras sonoridades para estes acordes.


Higher Ground


Esta música é um cover do cantor Stevie Wonder, e mantém a característica da versão original, só que com um “punch” muito maior do que na versão de Stevie. A “bass line” foi construída utilizando a pentatônica de Mi menor e a técnica de Slap. Nesta música é exigida uma técnica de Slap bem desenvolvida pelo andamento ser bem elevado e também um bom entendimento rítmico, já que a música é feita utilizando tercinas (três notas por tempo), sendo esta levada conhecida como "shuffle".


Monarchy of Roses


Este trecho corresponde ao refrão da música e a linha de baixo é feita com as características do estilo "Dance Music". O baixista utiliza a fundamental na primeira colcheia e duas semicolcheias com a oitava para completar um tempo, esta ideia é repetida nos quatro tempos do compasso e em todos os compassos do refrão, respeitando os respectivos acordes (C, Em, D e Bm).


Factory of Faith


Nesta música o baixista utiliza um abafado e um Slide da nota até o Si bemol no primeiro compasso do exemplo e na levada utilizou a fundamental e a terça menor do acorde de Dm no segundo e no quarto compassos e a fundamental e a quinta no sexto e oitavo compassos do exemplo. Para o terceiro e sétimo compassos ele utilizou a pentatônica de Si bemol com um cromatismo entre a quarta e a quinta do acorde de Bb, no compasso 5 ele utilizou a fundamental e a sétima maior de Bb e fundamental e oitava de C e no último compasso do exemplo o baixista utilizou a fundamental de Bb e a fundamental e quinta de C


The Adventures of Rain Dance Maggie


Nesta música o baixista utiliza a escala de Mi menor natural sobre o acorde de Em com uma passagem cromática para a fundamental do próximo acorde (C). Sobre o acorde de Dó foi utilizada a escala pentatônica de Dó com um cromatismo para a fundamental do acorde de Em. No compasso 3 a passagem cromática é substituída pela terça menor do acorde de Em e no compasso 4 é utilizada a escala maior no sentido descendente para substituir o cromatismo.

Esta é a segunda e última parte da coluna que demonstra as ideias deste grande baixista através de exemplos das suas linhas de baixo. 

Lembrando que esta matéria foi publicada originalmente na edição 4 da revista Bass Player Brasil.

Abraços e até a próxima coluna!

Fernando Tavares é pesquisador, professor e contrabaixista. Contribuiu com diversas publicações para revistas especializadas em contrabaixo e hoje é membro do LAMUS (Laboratório de Musicologia da EACH-USP Leste), do CEMUPE (Centro de Musicologia de Penedo) e do LEDEP (Laboratório de Educação e Desenvolvimento Psicológico da EACH-USP Leste).
É Mestre e Doutorando em Musicologia pela ECA-USP e é bolsista da CAPES.
"O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001
"This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001"

Nenhum comentário: