sábado, 18 de fevereiro de 2023

Artigo Acadêmico - TAVARES, F.; SILVA, G. C. ; MACHADO NETO, D.. Cadências do Galante: a utilização nas missas do Padre José Mauricio Nunes Garcia. 2020.

Olá pessoal!

Estou aqui hoje para apresentar o artigo acadêmico "Cadências do Galante: a utilização nas missas do Padre José Mauricio Nunes Garcia" apresentado no X Simpósio Internacional de Musicologia da Universidade de Goiás. O Artigo foi escrito ao lado de Gustavo Caum e Silva e Diósnio Machado Neto.

Evento: X Simpósio Internacional de Musicologia

Período do Evento: 29 de Novembro 2020 a 03 de Dezembro 2020.

https://www.musicologiaemac.org/

Local: Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás

Resumo do artigo

Resumo: Este artigo faz parte da linha de pesquisa sobre significação musical exercida pelo Laboratório de Musicologia da EACH, que toma por base a estética do período galante, no qual as composições do Padre José Mauricio Nunes Garcia estavam vinculadas. Tendo como objetivo a busca pela compreensão da construção discursiva do compositor, levamos em conta os processos da retórica e da práxis musical de grandes compositores do período, assim como as ferramentas que formavam a base teórica do período. Neste sentido, o entendimento das schematas e das cadências se valem de grande importância e são a base para a apresentação da fundamentação teórica presente neste trabalho. Para demonstrar o vínculo de José Mauricio com a música do período, selecionamos o primeiro movimento de três missas do compositor, São Pedro de Alcântara, Pastoril e Santa Cecília. Concluímos que as articulações tópicas e discursivas que elas possuem, consolidam seu repertório dentro da tradição galante e demonstram a sua formação contemporânea ao que era ensinado em centros europeus, como o de Nápoles. Esta conclusão vai ao encontro da teoria observada por Robert Gjerdingen que leva em consideração as relações contrapontísticas, os aspectos métricos para a criação do sentido e que no caso das cadências, com sua origem nas clausulae medievais, funcionam como encerramento, sejam eles definitivos ou sobre segmentos.

Palavras-chave: galante, cadências, schematas, significação musical, José Mauricio Nunes Garcia.

Para citar o artigo:

TAVARES, F.; SILVA, G. C. ; MACHADO NETO, D. . Cadências do Galante: a utilização nas missas do Padre José Mauricio Nunes Garcia. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Para ler o artigo completo clique no link abaixo: 

Abraços e até a próxima coluna!

Fernando Tavares é pesquisador, professor e contrabaixista. Contribuiu com diversas publicações para revistas especializadas em contrabaixo e hoje é membro do LAMUS (Laboratório de Musicologia da EACH-USP Leste), do CEMUPE (Centro de Musicologia de Penedo) e do LEDEP (Laboratório de Educação e Desenvolvimento Psicológico da EACH-USP Leste).
É Mestre e Doutorando em Musicologia pela ECA-USP e é bolsista da CAPES.
"O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001
"This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001"

Nenhum comentário: