Fernando Tavares

Fernando Tavares

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Técnicas Para Contrabaixo – Notas Abafadas – Parte 4


Olá pessoal!
Voltamos nesta semana para mais uma aula sobre notas abafadas. Nas três colunas anteriores passamos os elementos para o desenvolvimento da técnica e também ideias para inseri-las em levadas. Na coluna de hoje teremos três exemplos de músicas que utilizam a técnica.


Exemplo 1

Neste exemplo temos uma linha de baixo que construí para uma banda que toquei a alguns anos atrás, as notas acentuam o bumbo e a caixa da bateria e os abafados são utilizados para preencher os espaços vazios. Leia a levada e perceba como soa esta ideia de preencher os espaços vazios com notas abafadas.


Exemplo 2

No exemplo 2, temos um trecho da música "Rio" da banda Duran Duran. Neste trecho o baixista John Taylor explora as ideias que passei nos exercícios da terceira coluna. Para criar a levada ele utilizou a escala de Mi Mixolídio com a Blue Note de segunda aumentada para o acorde de E e a Fundamental, a Quinta e a Oitava para os acordes de A e C, quando ele muda o baixo para A/C# ele utiliza a Terça, a Sétima maior e a Oitava desta Terça na construção do Groove.


Exemplo 3

Neste exemplo temos o groove principal da música "Soul with a capital "S"" do Tower of Power. Nele o baixista Francis "Rocco" Prestia explora o padrão básico de black music F, 5, 7 e 8, e também aproximações cromáticas.


Vídeo


Bons estudos e nas próxima colunas vamos aplicar os abafados em diversos estilos musicais.
Abraços e até a próxima coluna!

Nenhum comentário: