segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Transcrição do Mês - Red Hot Chili Peppers - Suck My Kiss

 

Olá pessoal!

Neste mês temos a transcrição completa da linha de baixo da música Suck My Kiss da banda Red Hot Chili Peppers. Esta música foi lançada no álbum Blood Sugar Sex Magik no ano de 1991 e conta com o genial Flea no contrabaixo.

Durante anos eu escrevi para publicações relacionadas ao contrabaixo. E atualmente trabalho como pesquisador e professor e divulgo as minhas pesquisas nesta área.

Essa música faz parte da minha coleção de transcrições e análises de baixistas de diversos estilos. Ela foi publicada na edição #76 da Revista Coverbaixo de Janeiro de 2009.


Red Hot Chili Peppers - Suck My Kiss

Álbum: Blood Sugar Sex Magik (1991)

Baixista: Flea

Transcrição: Fernando Tavares


Esta música está na tonalidade de Sol menor e trabalha com variações que utilizam a célula rítmica de semicolcheia, combinada com colcheia e pausas. Ela também possuí algumas notas em staccato representadas com o ponto abaixo ou acima da nota e lembramos que este ponto indica que a nota deve durar metade do valor da figura escrita.

Na introdução a linha de baixo é construída com uma frase que se repete por três compassos utilizando a pentatônica de G menor e no último compasso, o trecho é finalizado com uma frase utilizando a escala de G menor dórico. Ainda são utilizados alguns slides na passagem de uma nota à outra. Este trecho retorna durante a base do solo de guitarra (compassos 36 e 39).

A partir do compasso 6 temos uma base que será usada também como base da voz. A frase é feita em dois compassos e utiliza a tétrade de Gm7 na sua construção. Na base de voz temos uma outra ideia que ocorre nos compassos 14 e 15, nela são usadas a fundamental e a quinta do acorde. A base de voz ocorre entre os compassos 10 e 23 e 40 e 53.

O refrão da música foi construído utilizando a fundamental de cada acorde e ele acontece dos compassos 24 ao 35 e 54 ao 61.

Esta música tem uma linha de baixo bem legal, cheia de suingue e muita "pegada", por isso tire as frases estudando-as separadamente e depois tente tocar junto com a música para poder chegar no som tirado pelo baixista.

Um abraço e até a próxima coluna!


Página 1



Página 2



Página 3




Esse conteúdo faz parte de um acervo produzido pelo autor e que estão relacionadas as suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para maiores informações entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com

Bons estudos e até a próxima coluna!

Fernando Tavares é pesquisador, professor e contrabaixista. Contribuiu com diversas publicações para revistas especializadas em contrabaixo e hoje é membro do LAMUS (Laboratório de Musicologia da EACH-USP Leste), do CEMUPE (Centro de Musicologia de Penedo) e do LEDEP (Laboratório de Educação e Desenvolvimento Psicológico da EACH-USP Leste).
É Mestre e Doutorando em Musicologia pela ECA-USP e é bolsista da CAPES.
"O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001
"This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001"

Nenhum comentário: