quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Técnicas para Contrabaixo - As técnicas de Les Claypool - Parte 9

 

Olá pessoal!


Nesta semana apresentamos a nona parte de uma matéria feita para a edição número #41 da Revista Bass Player Brasil sobre o baixista Les Claypool.

Esta é a última parte que contém as técnicas do baixista, na décima e última coluna desta série passaremos exemplos das músicas do baixista.

Essa matéria faz parte de uma coleção de mais de 240 publicações feitas para revistas de contrabaixo e que eu tenho divulgado aqui no site.

Para ver as outras matérias que publiquei, vocês podem acessar o link

http://www.femtavares.com.br/p/midiaimpressa-fernandotavares-sempre.html

Estas aulas são parte de um acervo produzido pelo autor e que estão relacionadas as suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para maiores informações entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com

Abaixo temos o link da coluna 8 que contém o link de todas as colunas anteriores:

Parte 8: http://www.femtavares.com.br/2023/10/tecnicas-para-contrabaixo-as-tecnicas.html


LES CLAYPOOL


Dividi esta matéria em partes que exploram as principais técnicas utilizadas por Claypool, sempre em busca de entender as suas ideias musicais, a sua linguagem e a sua abordagem peculiar sobre cada técnica. A ideia não é estudar a fundo cada uma delas, pois seria preciso uma enorme quantidade de exercícios enquanto o nosso objetivo principal é compreender a linguagem do baixista. 

Estude cada uma das técnicas separadamente respeitando a ordem dos exercícios, no final de cada tópico temos uma lista com músicas que exploram cada técnica, para facilitar a pesquisa utilizei somente músicas da banda Primus. Por isso a matéria está separada em partes, para que você faça o estude de cada técnica com calma.

Estude constantemente os exercícios, aumente o andamento aos poucos, assista ao vídeo no youtube e se ocupe com muita dedicação para entender o universo deste genial baixista.


Vídeo no Youtube



STRUMMING


Consiste em tocar batendo com os dedos da mão direita como se estivesse tocando violão. Esta com certeza é a técnica mais utilizada por Claypool e funciona muito bem no “Power Trio”, sendo que o Primus talvez seja a banda que melhor trabalhe esta ideia , pois ela deixa o guitarrista Larry LaLonde livre para fazer frases e solos, ao invés de ter que segurar uma base. Não é difícil desenvolver uma destreza nesta técnica, basta ter um pouco de paciência. 

Escrevi quatro padrões que darão a ideia completa de como ela pode ser usada, sendo que nos exercícios 9a e 9b temos a ideia simples e nos exercícios 9c e 9d são utilizadas notas abafadas para dar um efeito que o baixista gosta muito.




Músicas para estudar:

John The Fisherman – do álbum Frizzle Fry (vários trechos da música)

Here Come The Bastards – do álbum Sailing the Seas of Cheese (vários trechos da música) 

Nature Boy – do álbum Pork Soda (refrão)


É isso aí pessoal!

Estude com calma esta nona coluna, pois no mês que vem traremos diversos exemplos musicais do Les Claypool para você estudar.

Abraços!


Fernando Tavares é pesquisador, professor e contrabaixista. Contribuiu com diversas publicações para revistas especializadas em contrabaixo e hoje é membro do LAMUS (Laboratório de Musicologia da EACH-USP Leste), do CEMUPE (Centro de Musicologia de Penedo) e do LEDEP (Laboratório de Educação e Desenvolvimento Psicológico da EACH-USP Leste).
É Mestre e Doutorando em Musicologia pela ECA-USP e é bolsista da CAPES.
"O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001
"This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001"

Nenhum comentário: