quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Técnicas Para Contrabaixo - Mão Direita - Parte 1


Olá pessoal!
Nesta semana inicio aqui no site uma coluna sobre a técnica de pizzicato aplicada a vários estilos, a ideia da coluna é fazer com que você se aproxime muito do timbre que deseja já que em minha opinião uma grande parte do som produzido por um baixista provém de como ele toca as cordas com a mão direita (se você for canhoto, por favor, entenda mão direita sendo sempre mão esquerda).
No Contrabaixo, costumamos utilizar o toque com apoio, ou seja, você toca uma corda com um dos dedos da mão direita e faz o dedo repousar na corda de cima, este toque deixa o som mais firme, portanto tente utilizá-lo e você verá como a nota sairá com mais “punch”. Assista ao vídeo e faça os exercícios com calma.

Exercício 1 

Neste exercício toque cada corda quatro vezes, tocando uma nota a cada batida do metrônomo e alternando entre os dedos indicador e médio da mão direita.


Exercício 2

Neste exercício toque cada corda três vezes, tocando uma nota a cada batida do metrônomo e alternando entre os dedos indicador e médio da mão direita, atente ao fato de que cada corda começa com um dedo diferente.


Exercício 3

Neste exercício toque cada corda duas vezes, tocando uma nota a cada batida do metrônomo e alternando entre os dedos indicador e médio da mão direita.


Faça os três exercícios com calma e tente tirar o som que mais lhe agrade.

Vídeo


Abraços e até a próxima coluna!

2 comentários:

kkaw disse...

Parabéns, pelo seu trabalho, Fernando. Obrigado, pelas aulas e dicas.
Sucesso para o seu canal!
Abçs!

femtavares disse...

Olá KKaw
Obrigado por assistir e acompanhar as aulas.
Abraços!