Nesta semana, abordaremos alguns elementos essenciais de interpretação para os baixistas de rock. A falta da aplicação desses elementos pode comprometer a qualidade sonora e a pegada do contrabaixista. Esses aspectos são cruciais para a construção de uma sonoridade refinada e expressiva.
Este artigo faz parte de minha coleção de estudos, que abrange diversos tópicos relacionados ao contrabaixo, teoria musical e análise.
Para acessar alguns dos trabalhos e artigos que publiquei, clique no seguinte link:
http://www.femtavares.com.br/p/midiaimpressa-fernandotavares-sempre.html
Caso tenha alguma dúvida ou deseje mais informações, entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com
Exercício 1
No exercício 1a, abordamos o hammer-on, que consiste em tocar uma nota utilizando apenas um dedo da mão esquerda. Toque a nota Ré normalmente e, em seguida, pressione a casa 7 com o dedo anelar da mão esquerda para produzir a nota Mi, sem o auxílio da mão direita.
No exercício 1b, praticamos o pull-off. Toque a nota Mi normalmente e, em seguida, puxe o dedo anelar da mão esquerda para baixo, fazendo com que a nota Ré seja produzida. É essencial que a nota Ré já esteja pressionada antes de realizar o movimento de pull-off.
Exercício 2
No exercício 2, temos a escala de Sol Maior, tocada com hammer-on no movimento ascendente e, em seguida, com pull-off no movimento descendente.
Exercício 3
No exercício 3a, tocamos uma frase utilizando a Pentatônica de Dó maior de forma tradicional. No exercício 3b, a mesma frase é tocada empregando hammer-on e pull-off. Note a diferença de sonoridade entre as duas abordagens. É interessante observar que ambos os elementos podem ser aplicados na mesma frase.
Esses elementos de interpretação foram amplamente explorados por diversos baixistas ao longo de suas trajetórias. A seguir, uma lista de músicas recomendadas para estudo, nas quais você pode perceber a aplicação desses recursos:
- Alice In Chains – "Would?"
- Red Hot Chili Peppers – "Emit Remus", "Californication"
- The Beatles – "Taxman", "Don’t Let Me Down", "Come Together", "Drive My Car"
- Um pouco mais avançado:
- Primus – "Sgt. Baker", "American Life"
- Allan Holdsworth – "Road Games", entre outras.
Exercício 4
No exercício 4, exploramos as músicas "Come Together" e "Drive My Car" dos The Beatles, interpretadas pelo baixista Paul McCartney, para exemplificar os conceitos discutidos nesta coluna.
Para obter mais informações ou esclarecer dúvidas, entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com
Redes sociais:
- Facebook: https://www.facebook.com/femtavares
- Instagram: https://www.instagram.com/femtavaresbaixo
Desejo bons estudos e até a próxima coluna!
Fernando Tavares utiliza cordas Giannini e cabos Datalink.
Nenhum comentário:
Postar um comentário