Olá, pessoal!
Nesta semana, apresento uma transcrição com texto explicativo no site. Para esta coluna, escolhemos a música Book of Saturday da banda King Crimson com John Wetton no baixo.
Este artigo faz parte da minha coleção, que inclui diversos estudos sobre contrabaixo, teoria e análise musical.
Para conferir alguns dos trabalhos e artigos que publiquei, acessem o link:
http://www.femtavares.com.br/p/midiaimpressa-fernandotavares-sempre.html
Para obter mais informações, entrem em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com
King Crimson – Book of Saturday
John Wetton (1949–2017) foi um influente baixista, cantor e compositor britânico, amplamente conhecido por seu trabalho como membro das bandas de rock progressivo King Crimson, Asia e U.K. Nascido em 12 de junho de 1949, em Willenhall, Inglaterra, Wetton teve uma carreira musical notável, marcada por sua habilidade técnica e por sua voz distinta. Ele iniciou sua trajetória musical como baixista e vocalista em diversas bandas, antes de se destacar em King Crimson, onde tocou em álbuns icônicos como Larks' Tongues in Aspic (1973) e Red (1974).
Em 1981, Wetton co-fundou o supergrupo Asia, que se tornou um dos maiores nomes do rock progressivo dos anos 1980, com o álbum de estreia homônimo, que inclui hits como "Heat of the Moment." Além de seu trabalho em Asia, Wetton também foi membro de outras bandas como U.K. e passou por colaborações com artistas como Brian Eno e Robert Fripp. Seu estilo de tocar baixo era caracterizado pela técnica precisa e pelo uso criativo de efeitos, sendo um dos músicos mais respeitados do rock progressivo. Wetton faleceu em 31 de janeiro de 2017, deixando um legado duradouro no mundo da música.
Esta transcrição foi originalmente publicada na Bass Player Brasil, edição 65, de abril de 2017.
Clique aqui para o Link da transcrição
Texto
John Wetton (12 de junho de 1949 – 31 de janeiro de 2017) foi um renomado baixista e cantor, atuando desde a década de 1970, quando ingressou na banda King Crimson, formando uma das cozinhas mais poderosas do rock progressivo ao lado do igualmente talentoso Bill Bruford. Esta parceria pode ser conferida em álbuns como Larks' Tongues in Aspic (1973), Starless and Bible Black (1974) e Red (1974), entre outros, que geraram canções como "Easy Money", "Starless", além das homônimas aos álbuns mencionados. Vale destacar que é particularmente interessante conferir algumas performances ao vivo da banda do período referido, para perceber a enorme capacidade de improvisação tanto do baixista quanto dos outros membros, registros esses disponíveis em álbuns como USA (1975) e The Great Deceiver (1992).
A dupla Wetton-Bruford também gravou o primeiro álbum do supergrupo U.K., que, além de Wetton e Bruford, contava com o tecladista e violinista Eddie Jobson, ex-integrante da banda de Frank Zappa, e o extraordinário guitarrista Allan Holdsworth. Com essa banda, Wetton registrou dois álbuns. Após o término do U.K., surgiu um novo supergrupo, o Asia, que contava com os ex-Yes Steve Howe (guitarra) e Geoff Downes (teclados), além de Carl Palmer (ex-EL&P). Rapidamente, o Asia se tornou uma das bandas mais populares do início dos anos 1980, devido aos hits "Only Time Will Tell" e "Heat of the Moment", este último sendo sem dúvida o maior sucesso comercial da carreira de Wetton.
Em todos os seus trabalhos, Wetton se destacou como um baixista versátil, cujas linhas de baixo demonstram grande vitalidade e fornecem uma sustentação harmônica sólida à música. Ele utilizava uma variedade de ferramentas, incluindo elementos característicos do rock, como quintas, oitavas e pentatônicas, mas também explorava outras escalas, como a escala diminuta (Domdim), além de cromatismos. Seu trabalho também se destacava pela incorporação de polirritmia e compassos pouco usuais, com um arsenal de elementos essenciais que permitiam a construção de diversas variações em suas linhas.
Para ilustrar o uso dessas ideias, podemos citar algumas canções do Asia ou da música "Red" do King Crimson, nas quais Wetton utiliza poucas notas para criar variações que acrescentam sustento e peso às composições. Já em linhas como as de "Starless" ou "Larks' Tongues in Aspic – Parte 2", Wetton trabalha com vozes unidas ou abertas, em parceria com guitarras e violinos, proporcionando variações interessantes para essas músicas.
Neste artigo, escolhi uma das linhas de contrabaixo mais belas criadas por Wetton, presente na música "Book of Saturday" do álbum Larks' Tongues in Aspic. Nessa linha, é possível perceber um músico maduro e no auge de sua criatividade, que cria um contraponto complexo em relação à guitarra e à sua linha vocal. Vale lembrar que a canção é construída apenas com baixo, voz e guitarra.
Na introdução, o baixista toca a fundamental e a quinta nos primeiros compassos. Na base vocal (compassos 5 a 12), ele utiliza a escala da tonalidade (Am) para construir as frases. No compasso 9, além de a fórmula de compasso variar para 5/4, Wetton utiliza um cromatismo para a nota E. Para o acorde de B7(b9), ele trabalha com a fundamental, a quinta e a oitava, prestando atenção ao sinal "Let Ring", que indica para deixar as notas soando. Na repetição da base vocal (compassos 13 a 20), o baixista explora novas melodias e cria uma linha completamente diferente da anterior. Embora ainda utilize a escala da tonalidade, cada linha segue um caminho próprio.
A partir do compasso 21, temos a ponte da música, que inicia com o V grau da tonalidade em uma progressão harmônica pouco usual. A linha de baixo trabalha com a escala de E mixolídio, e é possível perceber como o baixista trabalha com a tríade sobre o acorde de Bm, inserindo uma passagem com a nona. No interlúdio, durante um pequeno solo de violino, o baixista explora essencialmente a fundamental, quinta e oitava dos acordes, que são semelhantes aos usados na base vocal.
Nas demais bases da canção, as ideias são as mesmas, mas Wetton sempre insere novas abordagens utilizando os elementos apresentados anteriormente. Por fim, podemos concluir que esta linha de baixo é um exemplo claro de um músico extremamente musical e dedicado, que estudou a fundo as técnicas necessárias para criar um trabalho inovador.
Para mais informações sobre o meu trabalho, entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com
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Bons estudos e até a próxima coluna!
Fernando Tavares utiliza cordas Giannini e cabos Datalink.
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