Fernando Tavares

Fernando Tavares

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Baixistas do Rock - Parte 1

Olá Pessoal!         

Começamos neste mês uma coluna voltada ao estudo do Rock n’roll. Este é um dos gêneros mais tocados em nosso país, apesar de ter suas raízes fincadas nos EUA e na Inglaterra. Preferi dividir nossa coluna com estudos dos principais baixistas do gênero, dividindo nossos estudos em duas aulas para cada baixista, explorando na primeira aula seus elementos rítmicos e harmônicos e na segunda aula elementos de articulação e execução e também alguns exemplos práticos de cada baixista, mandarei também sugestões de músicas para complementar o estudo.  É importantíssimo o estudo das músicas de seus baixistas preferidos, assim você poder aprender todos os caminhos que o Rock n’roll pode te apresentar, lembre-se que o Rock foi passado de geração em geração com os baixistas estudando seus principais ídolos.

O primeiro baixista a ser estudado é Paul McCartney. Paul resume bem o que aconteceu na década anterior a aparição dos Beatles, tocando “covers” dos seus artistas favoritos, entre eles Chuck Berry, Elvis Presley e principalmente Buddy Holly, então vamos explorar também os elementos de Rock desta fase e conhecer também o legado que Paul deixou para os baixistas posteriores.

 Exemplo 1

No Exemplo 1 temos uma levada utilizando semínimas e as tríades maiores (T, 3M e 5J) dos acordes de C, F e G, estes acordes são o I, IV e V da tonalidade de Dó maior, estes são os acordes mais importantes do Campo Harmônico. Estude estas tríades e toque-as nas sequências:
C, C, C, C, F, F, C, C, G, F, C, G e  C, C, C, C, F, F, C, C, G, G, C, C.

Pensando na cifra analítica teríamos:
I, I, I, I, IV, IV, I, I, V, IV, I, V e I, I, I, I, IV, IV, I, I, V, V, I, I.

Esta sequencia de acordes foi muito usada no início do Rock n’roll e foi à base para tudo que veio posteriormente.

Agora que você já estudou em Dó transporte a sequência para outros tons. Exemplo em Lá:
I=A, IV=D e V=E, teríamos então: A, A, A, A, D, D, A, A, E, D, A, E.

Sugestões de repertório: para estudar estas sequências: Tutti Frutti (em Fá), Blue Suede Shoes (em Lá), Johnny B. Good (em Bb) e Rock Around The Clock (em Lá).


Exemplo 2

No exemplo 2 temos a introdução da tríade menor em nossos estudos.

Exemplo 3

No exemplo 3 temos uma base criada utilizando a Pentatônica maior, aplique-a na sequência de acordes acima (Exemplo em Lá).

Exemplo 4

No exemplo 4 temos uma variação rítmica, é utilizada a semínima pontuada e a colcheia nos dois primeiros tempos, esta variação é muito usada por Paul e outros baixistas para tocar as músicas mais lentas. Este exemplo é extraído da música “Do You Want To Know a Secret”.


Sugestões de músicas do Paul McCartney para complementar os estudos:
“Eight days a Week”, “All My Loving”, “I Saw Her Standing There” e “Help”

Sugestões de Álbuns e/ou Artistas para esta coluna:
Elvis Presley – Elvis Presley - 1956 pela BMG Music
Beatles, The – Please, Please Me , With the Beatles e Beatles for Sale pela EMI Records

Abraços e até a próxima coluna!

Nenhum comentário: