segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Estudo 7 - Escalas

Olá Pessoal!

Nesta coluna irei abordar notas de passagem utilizando as escalas: maior e menor.
Sobre os acordes de Am, F, C e G iremos utilizar algumas notas comuns da escala. O maior problema na aplicação de escalas é que temos uma quantidade grande de notas e a dificuldade para trabalhar com elas, eu sempre penso em utilizar estas notas como passagem para o próximo acorde.

No exemplo 1 temos a base utilizando somente as fundamentais, no exemplo 2 temos uma passagem com uma nota, perceba como eu utilizo estas notas para chegar ao próximo acorde, no exemplo 3 eu utilizo duas notas para passar ao próximo acorde, e no exemplo 4 eu utilizo três notas, tente criar variações com estas ideias (uma, duas ou três notas de passagem), depois acrescente os nossos elementos harmônicos anteriores (5ª, 8ª e Tríade).
No último exemplo temos uma variação da altura da tônica e com isso uma aplicação diferente dos elementos harmônicos e também algumas variações da quantidade de notas na passagem.


As escalas também podem ser utilizadas na construção de frases, neste caso é importantíssimo ser coerente com o que a música pede, cuidado para não carregar a levada e deixar de lado a principal função do Contrabaixo que é dar sustentação rítmica e harmônica para a música.

O playback é o mesmo do estudo 5

Um abraço e até a próxima coluna!

Nenhum comentário: