quinta-feira, 30 de junho de 2022

Colunas sobre Harmonia - Primeira Etapa: colunas 1, 2, 3 e 4


Olá Pessoal!

Em anos anteriores eu lancei alguns mini-cursos aqui no site.
Irei postar alguns deles aqui para vocês.
Nesta semana temos a primeira etapa do curso de harmonia. Aqui contemplamos as quatro primeiras aulas que proporcionam aos estudantes de contrabaixo um bom embasamento dos assuntos que envolvem harmonia. 
São quatro aulas com vídeo e matéria escrita para o estudo, sendo elas:

Aula 01 - Intervalos


Link da aula 

Link do vídeo

Aula 02 - Escala Maior


Link da aula 

Link do vídeo


Estas aulas são parte de um acervo utilizado como material de apoio nas aulas do meu curso de contrabaixo presencial e on-line.

Para maiores informações sobre o curso entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com

É isso aí pessoal!
Estudem estas aulas e na próxima coluna deixarei aqui os outros links. Bons estudos!

terça-feira, 28 de junho de 2022

Repertório de Jazz - Green Dolphin St.


Olá Pessoal!

Nesta semana temos a música Green Dolphin St. como repertório de Jazz. 

Disponibilizamos a melodia, a harmonia e a análise harmônica.

Este material faz parte de um acervo utilizado como material de apoio nas aulas do meu curso de contrabaixo presencial e on-line.

Para maiores informações sobre o curso entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com



  • Tonalidade de C;
  • Forma: A B ao separarmos cada parte com 16 compassos ou A B A C se separarmos com 8 compassos;
  • Na parte “A” temos o I seguido pelo i homônimo, depois um subV do sub V7 do I. Neste trecho podemos perceber o baixo pedal na Tônica.
  • Na segunda parte do “A” (compasso 9), temos um ii V7 → I, seguido por um ii V7 → do bIII. Para finalizar o trecho um V7 para preparar o I com o qual se iniciará o "B".
  • Na parte “B” temos uma repetição dos 8 primeiros compassos do “A”;
  • Na segunda parte aparece um ii, seguido por um ii V7 do vi. Após estre trecho temos uma sequência de ii V7 estendidos até finalizar no I no compasso 31.
Análise Harmônica

Cmaj7

%

Cm7

%

D7/C

D7/C Db/C

Cmaj7

%

I

%

i

%

subV7 →

% subV7→

I

%

Dm7

G7

Cmaj7

%

Fm7

Bb7

Ebmaj7

Ebmaj7 G7

ii

V7→

I

%

iv(ii)

V7→

bIII

% V7→

Cmaj7

%

Cm7

%

D7/C

D7/C Db/C

Cmaj7

%

I

%

i

%

subV7 →

% subV7→

I

%

Dm7

Bø E7

Am7

F#ø B7

Em7 A7

Dm7 G7

Cmaj7

%

ii

iiø V7→

vi

iiø V7→

ii V7→

ii V7→

I

%


Abraços e até a próxima coluna!

domingo, 26 de junho de 2022

Harmonia aplicada no contrabaixo - Acordes - Parte 06

 

Olá pessoal!

Nesta semana continuamos a nossa série de colunas sobre acordes aqui no site. Desta vez temos a sexta parte na qual falamos sobre tétrades.

Estas colunas saíram originalmente pela antiga revista Bass Player Brasil e fazem parte do material de apoio utilizado em minhas aulas de contrabaixo presencial e a distância.

Para maiores informações sobre as aulas, entre em contato pelo e-mail femtavares@gmail.com

ACORDES (PARTE 6) – Tétrades

Dando continuidade aos nossos estudos de acordes, passarei nesta edição acordes formados com as tétrades. Em um primeiro momento serão estudadas as quatro tétrades que aparecem no campo harmônico maior, sendo elas: maior com sétima maior, cifrada com Xmaj7 (aonde X pode ser qualquer fundamental); maior com sétima, cifrada com X7; menor com sétima, cifrada com Xm7; e meio diminuta, cifrada com Xm7(b5), sendo que posteriormente, as outras tétrades podem ser estudadas.

Exercício 1


No primeiro exercício são passadas as tétrades no primeiro formato, com a fundamental na corda A, para melhor entender os movimentos, aconselho tocar a tríade neste modelo (ver coluna 1), substituindo a 5ª pela 8ª e depois descer a oitava para a sétima maior, executando posteriormente os outros movimentos de intervalos. Perceba que o acorde de Cm7(b5) não possui terça neste modelo. Neste acorde não podemos omitir a quinta, pois ela é alterada.


Exercício 2


No exercício 2 apresentamos um modelo com a fundamental na corda E. Neste modelo podemos tocar todas as notas que formam a tétrade, se em algum momento do seu arranjo quiser omitir a quinta ou a oitava também poderá ser feito, só atente para a omissão da quinta no acorde meio diminuto.


É isso!
Na próxima coluna continuaremos com modelos de acordes com tétrades.
Abraços e até a próxima!






terça-feira, 21 de junho de 2022

Transcrição Exclusiva para alunos - Nirvana - Heart-Shaped Box

 

Olá Pessoal!

Nesta semana temos a transcrição da linha de baixo da música "Heart-Shaped Box" da banda Nirvana e que conta com o baixista Krist Novoselic, disponível para os alunos do meu curso de contrabaixo presencial e on-line.

Esta transcrição faz parte de um acervo com mais de 1000 linhas de baixo disponíveis como material de apoio para as minhas aulas de contrabaixo presencial e on-line.

Para maiores informações sobre o curso entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com

Abraços e até a próxima matéria!