domingo, 26 de junho de 2022

Harmonia aplicada no contrabaixo - Acordes - Parte 06

 

Olá pessoal!

Nesta semana continuamos a nossa série de colunas sobre acordes aqui no site. Desta vez temos a sexta parte na qual falamos sobre tétrades.

Estas colunas saíram originalmente pela antiga revista Bass Player Brasil e fazem parte do material de apoio utilizado em minhas aulas de contrabaixo presencial e a distância.

Para maiores informações sobre as aulas, entre em contato pelo e-mail femtavares@gmail.com

ACORDES (PARTE 6) – Tétrades

Dando continuidade aos nossos estudos de acordes, passarei nesta edição acordes formados com as tétrades. Em um primeiro momento serão estudadas as quatro tétrades que aparecem no campo harmônico maior, sendo elas: maior com sétima maior, cifrada com Xmaj7 (aonde X pode ser qualquer fundamental); maior com sétima, cifrada com X7; menor com sétima, cifrada com Xm7; e meio diminuta, cifrada com Xm7(b5), sendo que posteriormente, as outras tétrades podem ser estudadas.

Exercício 1


No primeiro exercício são passadas as tétrades no primeiro formato, com a fundamental na corda A, para melhor entender os movimentos, aconselho tocar a tríade neste modelo (ver coluna 1), substituindo a 5ª pela 8ª e depois descer a oitava para a sétima maior, executando posteriormente os outros movimentos de intervalos. Perceba que o acorde de Cm7(b5) não possui terça neste modelo. Neste acorde não podemos omitir a quinta, pois ela é alterada.


Exercício 2


No exercício 2 apresentamos um modelo com a fundamental na corda E. Neste modelo podemos tocar todas as notas que formam a tétrade, se em algum momento do seu arranjo quiser omitir a quinta ou a oitava também poderá ser feito, só atente para a omissão da quinta no acorde meio diminuto.


É isso!
Na próxima coluna continuaremos com modelos de acordes com tétrades.
Abraços e até a próxima!






Nenhum comentário: