Olá, pessoal!
Nesta semana, apresento uma coluna dedicada a exercícios sobre elementos de interpretação no contrabaixo. Esta coluna foi estruturada em duas partes, sendo que a primeira foca nos conceitos e práticas de Hammer-on e Pull-off. A coluna foi originalmente publicada na seção "ABC do Baixo" da antiga revista Bass Player Brasil.
Este artigo faz parte de minha coleção de estudos, que abrange tópicos como contrabaixo, teoria musical e análise.
Para mais informações ou dúvidas, entrem em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com
Redes sociais:
- Facebook: https://www.facebook.com/femtavares
- Instagram: https://www.instagram.com/femtavaresbaixo
Hammer-on
O movimento conhecido como hammer-on consiste em tocar uma nota e, em seguida, martelar (ou pressionar com firmeza) uma nota mais aguda sem o auxílio da mão direita (ou da mão esquerda para canhotos). Esse efeito também pode ser realizado diretamente, apenas martelando a nota com a mão responsável pela digitação.
Nos exercícios abaixo, as notas devem ser executadas a partir da 5ª casa, uma posição confortável para iniciar o estudo dos ornamentos. A digitação deve seguir a seguinte distribuição:
- Casa 5: Dedo indicador da mão esquerda.
- Casa 6: Dedo médio da mão esquerda.
- Casa 7: Dedo anelar da mão esquerda.
- Casa 8: Dedo mínimo da mão esquerda.
Pull-off
O movimento conhecido como pull-off consiste em tocar uma nota pressionada pela mão esquerda com o auxílio da mão direita (por exemplo, Ré bemol na 6ª casa da corda Sol, conforme o exercício 2a) e, em seguida, "puxar" a nota para que soe uma nota mais grave (como o Dó na 5ª casa da corda Sol).
É fundamental que a nota mais grave esteja devidamente pressionada no momento da execução. Utilize a mesma sequência de dedos dos exercícios anteriores.
Combinações de Hammer-on e Pull-off
Nos exercícios 3a a 3f, apresento combinações que somam as articulações hammer-on e pull-off. No Exercício 3a, por exemplo, toque a nota Dó (5ª casa da corda Sol), execute o hammer-on para a nota Ré bemol (6ª casa da corda Sol) e, em seguida, realize o pull-off para retornar à nota Dó.
Aplicação em Levadas
No Exercício 4, apresento uma levada sobre os acordes C e G:
- Exercício 4a: Levada sem elementos de interpretação.
- Exercício 4b: Levada incorporando os hammer-on e pull-off.
Nenhum comentário:
Postar um comentário