quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Técnicas para Contrabaixo - As técnicas de Les Claypool - Parte 7


Olá pessoal!


Nesta semana apresentamos a sétima parte de uma matéria feita para a edição número #41 da Revista Bass Player Brasil sobre o baixista Les Claypool.

Essa matéria faz parte de uma coleção de mais de 240 publicações feitas para revistas de contrabaixo e que eu tenho divulgado aqui no site.

Para ver as outras matérias que publiquei, vocês podem acessar o link

http://www.femtavares.com.br/p/midiaimpressa-fernandotavares-sempre.html

Estas aulas são parte de um acervo produzido pelo autor e que estão relacionadas as suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para maiores informações entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com

Abaixo temos o link da coluna anterior que tem a parte 6:

Parte 6: http://www.femtavares.com.br/2023/08/tecnicas-para-contrabaixo-as-tecnicas_099275403.html


LES CLAYPOOL


Dividi esta matéria em partes que exploram as principais técnicas utilizadas por Claypool, sempre em busca de entender as suas ideias musicais, a sua linguagem e a sua abordagem peculiar sobre cada técnica. A ideia não é estudar a fundo cada uma delas, pois seria preciso uma enorme quantidade de exercícios enquanto o nosso objetivo principal é compreender a linguagem do baixista. 

Estude cada uma das técnicas separadamente respeitando a ordem dos exercícios, no final de cada tópico temos uma lista com músicas que exploram cada técnica, para facilitar a pesquisa utilizei somente músicas da banda Primus. Por isso a matéria está separada em partes, para que você faça o estude de cada técnica com calma.

Estude constantemente os exercícios, aumente o andamento aos poucos, assista ao vídeo no youtube e se ocupe com muita dedicação para entender o universo deste genial baixista.


Vídeo no Youtube



TWO HANDS

Arpejos, Acordes e Tapping Percussivo 


Mais uma técnica bastante explorada por Claypool, a técnica de Two-Hands Tapping. 

A técnica de Two Hands consiste basicamente em tocar com as duas mãos sobre a escala do instrumento, sendo que as notas indicadas com o sinal de + devem ser feitas com os dedos da mão direita, sendo chamada de Tapping. 

No exercício 7a o padrão é feito com as notas de cada tríade nos sentidos ascendente e depois descendente. 

No exercício 7b temos uma quinta oitava acima no final da linha ascendente. 

No exercício 7c temos uma ideia explorando as tríades com variações nas vozes da mão direita, estude bem estas ideias e fixe as posições. 

No exercício 7d é explorada uma variação bem legal de levada, tente transportar a mão direita para outras posições, assim que estiver seguro. 

Nos exercícios 7e e 7f as notas abafadas são feitas utilizando o Tapping na mão direita, em mais um artificio muito usado pelo baixista, lembrando que esta ideia pode ser feita com vários dedos ou somente com um dedo na posição vertical.





 Músicas para estudar:

DMV – do álbum Pork Soda (vários trechos da música)

Jerry Was A Race Car Driver – do álbum Sailing the Seas of Cheese (vários trechos da música) 

To Defy The Laws Of Tradition – do álbum Frizzle Fry (interlúdio) 


É isso aí pessoal!

Estudem com calma esta sétima coluna, pois no mês que vem voltamos com mais exercícios sobre a técnica de Les Claypool

Abraços!


Fernando Tavares é pesquisador, professor e contrabaixista. Contribuiu com diversas publicações para revistas especializadas em contrabaixo e hoje é membro do LAMUS (Laboratório de Musicologia da EACH-USP Leste), do CEMUPE (Centro de Musicologia de Penedo) e do LEDEP (Laboratório de Educação e Desenvolvimento Psicológico da EACH-USP Leste).
É Mestre e Doutorando em Musicologia pela ECA-USP e é bolsista da CAPES.
"O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001
"This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001"

Nenhum comentário: