sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Técnicas para Contrabaixo - As técnicas de Les Claypool - Parte 5

  

 Olá pessoal!


Nesta semana apresentamos a quinta parte de uma matéria feita para a edição número #41 da Revista Bass Player Brasil sobre o baixista Les Claypool.

Essa matéria faz parte de uma coleção de mais de 240 publicações feitas para revistas de contrabaixo e que eu tenho divulgado aqui no site.

Para ver as outras matérias que publiquei, vocês podem acessar o link

http://www.femtavares.com.br/p/midiaimpressa-fernandotavares-sempre.html

Estas aulas são parte de um acervo produzido pelo autor e que estão relacionadas as suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para maiores informações entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com

Abaixo temos o link das quatro partes anteriores:

Parte 1: http://www.femtavares.com.br/2023/03/tecnicas-para-contrabaixo-as-tecnicas_28.html

Parte 2: http://www.femtavares.com.br/2023/04/tecnicas-para-contrabaixo-as-tecnicas.html 

Parte 3: http://www.femtavares.com.br/2023/05/tecnicas-para-contrabaixo-as-tecnicas.html

Parte 4: http://www.femtavares.com.br/2023/07/tecnicas-para-contrabaixo-as-tecnicas.html


LES CLAYPOOL


Dividi esta matéria em partes que exploram as principais técnicas utilizadas por Claypool, sempre em busca de entender as suas ideias musicais, a sua linguagem e a sua abordagem peculiar sobre cada técnica. A ideia não é estudar a fundo cada uma delas, pois seria preciso uma enorme quantidade de exercícios enquanto o nosso objetivo principal é compreender a linguagem do baixista. 

Estude cada uma das técnicas separadamente respeitando a ordem dos exercícios, no final de cada tópico temos uma lista com músicas que exploram cada técnica, para facilitar a pesquisa utilizei somente músicas da banda Primus. Por isso a matéria está separada em partes, para que você faça o estude de cada técnica com calma.

Estude constantemente os exercícios, aumente o andamento aos poucos, assista ao vídeo no youtube e se ocupe com muita dedicação para entender o universo deste genial baixista.


Vídeo no Youtube



SLAP E VARIAÇÕES

Ligados no Thumb e no Pop e Slides no Slap 


Mais uma série de ideias técnicas que Claypool utiliza em diversas músicas. 

O bom domínio dos ligados e slides, tanto no slap quanto no pizzicatto, faz com que suas frases tenham um “molho” especial, além de ajudar no aumento da velocidade, pois ao se executar passagens com estas técnicas acontece uma economia de movimentos. 

Se você quiser tirar as linhas do Primus este é um tópico importantíssimo, então vamos lá. 

No exercício 5a toque a corda solta, faça o hammer-on na nota C, em seguida toque dois thumbs. 

No exercício 5b o movimento é basicamente o mesmo, a diferença está na última nota (do grupo de 4 notas) que é feita com um pop na oitava. Este talvez seja o movimento mais utilizado pelo baixista em frases de Slap. 

O exercício 5c apresenta o ligado no pop, aqui já ocorre um movimento um pouco mais complexo. 

O slide é outro elemento importante, e está representado no exercício 5d em uma ideia bem parecida com o 5b.





Músicas para estudar:

Is It Luck? – do álbum Sailing the Seas of Cheese (vários trechos da música)

Mrs. Blaileen – do álbum Tales From The Punchbowl (base de voz)

Natural Joe – do álbum Antipop (introdução e base de voz) 


É isso aí pessoal!

Estudem com calma esta quinta coluna, pois no mês que vem voltamos com mais exercícios sobre a técnica de Les Claypool

Abraços!


Fernando Tavares é pesquisador, professor e contrabaixista. Contribuiu com diversas publicações para revistas especializadas em contrabaixo e hoje é membro do LAMUS (Laboratório de Musicologia da EACH-USP Leste), do CEMUPE (Centro de Musicologia de Penedo) e do LEDEP (Laboratório de Educação e Desenvolvimento Psicológico da EACH-USP Leste).
É Mestre e Doutorando em Musicologia pela ECA-USP e é bolsista da CAPES.
"O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001
"This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001"

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