terça-feira, 11 de outubro de 2022

Harmonia aplicada no contrabaixo - Acordes - Parte 10

 

Olá pessoal!


Nesta semana continuamos a nossa série de colunas sobre acordes aqui no site. Iniciamos nesta parte a última parte das colunas sobre acordes que englobam as inversões, tríades fechadas e abertas e as famílias.

Estas colunas saíram originalmente pela antiga revista Bass Player Brasil e são parte de um acervo produzido pelo autor relacionados as suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para maiores informações entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com

ACORDES (PARTE 10) – Tríades 

Nestas colunas temos um assunto chamado inversões de acordes. Após anos de pesquisas tentando achar uma melhor linha de raciocínio para montar os acordes de uma maneira clara didaticamente falando, percebi que enxergar todos os intervalos que formam cada acorde e trabalhar pensando nos seus movimentos, é a melhor solução. As inversões possibilitarão novas ideias de movimentos e resoluções de linhas melódicas.
Seguirei a linha de raciocínio de um dos mestres do “chord melody”, o genial Mozart Mello. Passarei os seus modelos de tríades abertas e fechadas, além das famílias e no final harmonizarei a escala de C maior, sendo este o nosso primeiro passo para harmonizar melodias e abordar o contrabaixo de uma maneira diferente e moderna.

Tríades Fechadas


No estudo de tríades fechadas, respeitaremos a seguinte sequencia para montar as tríades: F (fundamental) – 3 (terça) – 5 (quinta).
Quando montarmos esta ordem partindo da fundamental, dizemos que a tríade está em posição fundamental e exemplificando em D, a sua cifra é somente a letra D. Ao partirmos da terça (3 – 5 – F), teremos a tríade na primeira inversão e a sua cifra será D/F#. A segunda inversão é feita partindo da quinta (5 – T – 3) e a sua cifra é D/A. Veja no estudo abaixo os modelos para as quatro tríades.


Na próxima coluna apresentaremos as tríades abertas. 
Abraços e até a próxima coluna!

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