quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Transcrição do Mês - Albert King - Born Under A Bad Sign


Olá pessoal!

Nesta semana temos  a transcrição e texto da música "Born Under a Bad Sign" do guitarrista Albert King e que conta com o lendário Donald "Duck" Dunn no contrabaixo.

Durante anos eu escrevi para publicações relacionadas ao contrabaixo. E atualmente trabalho como pesquisador e professor e divulgo as minhas pesquisas nesta área

Essa música faz parte da minha coleção de transcrições e análises de baixistas de diversos estilos. Ela foi publicada na edição 80 de Maio de 2009 da revista Coverbaixo.

Texto e Transcrição

A música "Born Under a Bad Sign" foi lançada primeiro como single em 1967 e posteriormente fez parte do primeiro álbum de Albert King para a Stax, que recebeu o nome da música.

Dentro da tradição do Blues, essa canção foi construída com acordes característicos do estilo. Perceba que as variações harmônicas são feitas com três acordes C#7 (I), e no refrão utiliza uma passagem que se assemelha a terceira parte de uma forma Blues de 12 compassos: G#7 (V7), F#7 (IV7) e resolve no C#7 (I).
 
Esta música está na tonalidade de C# e conta com algumas características de Blues como a utilização da escala Pentatônica menor de C# na construção da levada. Vale ressaltar que estamos propondo um Blues com um centro tonal, mas compreendemos que alguns músicos entendem o Blues como modal, mas pensaremos em termos tonais para facilitar a compreensão dos estudantes que não tiveram um letramento completo nos modelos harmônicos.

O groove principal da música é apresentado logo na introdução e no decorrer da canção ele sofre algumas pequenas variações. 
A música está dividida em duas partes, sendo: (1) a base de voz (compassos 4 a 8, 12 a 19, 34 a 41). Atente ao fato de que as bases do solo e o final da música trabalham com a mesma ideia de fraseado. Outro ponto que requer atenção se deve a entrar no tempo fraco do segundo tempo. No final deste trecho é utilizada uma aproximação cromática para chegar na fundamental de G# que é o acorde que abre o refrão da música.
No refrão da música são tocadas as fundamentais de cada acorde com cromatismos para passar de um acorde para outro.

Página 1
Página 2
Página 3

Estude as duas partes desta música e veja como o baixista utiliza um padrão de desenho muito comum para a Pentatônica.

Abraços e até a próxima coluna!

Nenhum comentário: