Fernando Tavares

Fernando Tavares

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Noções Elementares - Parte 1

Olá pessoal!
Nesta semana eu começo uma nova matéria sobre noções elementares, recebo muitos e-mails de pessoas interessadas nesta iniciação, então decidi fazer uma coluna básica para o entendimento rápido de elementos importantes da música, obviamente voltando o estudo para o Contrabaixo.
A coluna não se propõe a pesquisar e revelar todos os segredos da teoria musical, mas sim introduzir o aluno aos assuntos mostrados. Provavelmente nas próximas programações vamos entrar detalhadamente em cada assunto.
Dividi o assunto em três partes:
-Noções Elementares
-Leitura
-Harmonia

Noções Elementares de Musica


Música
É a arte de combinar os sons de modo agradável aos ouvidos.
È constituída de três elementos:
    Melodia – Combinação de sons sucessivos com alturas e valores diferentes.
    Harmonia – Combinação de sons simultâneos e as relações existentes entre eles.
    Ritmo – A maneira como organizamos os sons e os silêncios.

Som
É tudo aquilo que o ouvido sente a partir de vibrações sonoras dos corpos.
O som possui quatro propriedades:
    Duração - É o tempo de duração de um tempo (é representado pelos valores rítmicos de uma partitura).
    Intensidade - É a propriedade de ser mais forte ou fraco dependendo da força empregada na execução (é representado pelos sinais de dinâmica).
Altura do som - Dependendo do numero de vibrações, há sons graves e agudos (é representado pelo posicionamento das notas no pentagrama).
Timbre - Reconhecimento dos sons emitidos de diversas fontes (o som de um violino, de um contrabaixo, etc.)

Partes do contrabaixo
O contrabaixo pode ser separado em três partes principais. O corpo, o braço e a mão.

-Corpo (Body)
Principal responsável pelo timbre do instrumento. O corpo do contra baixo é quem vibra, dando sustentação e grave necessário ao baixo. É no corpo que se fixam as cordas, o braço e a parte elétrica. Geralmente, é construído utilizando madeira, embora atualmente sejam utilizados outros tipos de materiais. Usam-se madeiras "pesadas" no corpo do instrumento, de modo a garantir o "grave".
No corpo do instrumento encontramos a ponte e os captadores (parte elétrica).

-Ponte (Bridge) - É a peça que funciona como apoio para as cordas, além disso, é a ponte que faz a transferência das vibrações das cordas para a madeira do corpo.

-Captadores (Pick-up) - Têm a função de transformar a vibração das cordas em som. Através de indução magnética, o som é captado e transmitido para a saída. Os mais simples são os chamados passivos, onde o circuito é "alimentado" pela energia gerada pela vibração das cordas, através de indução magnética. Constam apenas de alguns capacitores e potenciômetros para controle de volume e tone. Os circuitos chamados ativos são aqueles que possuem algum efeito incorporado, geralmente alimentado por uma bateria extra. Este efeito pode ser desde um pré-amplificador até um equalizador de 3 bandas ou até um mixer.

-Braço (Neck)
Parte fundamental do instrumento. Deve ser firme o suficiente e de madeira estável (ou seja, com a variação do tempo ela não empena facilmente). Requer cuidados quanto ao uso do tensor, que é interno ao braço.
Ao pressionar a corda no braço do instrumento encontramos as notas musicais. As diferentes notas são encontradas no que chamamos de casas (fret), elas podem ser separadas por trastes (instrumento fretted) ou não (instrumento fretless).

-Mão ou Paleta (Headstock)
Além de servir para fixação das tarraxas, tem muita influência no equilíbrio do instrumento.

-Tarrachas (Tuning Machines) – Local onde colocamos a outra ponta da corda, a tarraxa também é responsável pela afinação do instrumento.

-Cordas - As cordas do contrabaixo podem ser de diferentes materiais e tipos. Temos as cordas feitas de níquel, as cordas de aço, as cordas feitas de cobre, as cordas feitas de bronze fosfórico. Quanto ao tipo, existem basicamente 3: as roundwound que são feitas a partir de um fio cilíndrico enrolado em torno de um guia. É o tipo mais comum, e reconhecido pela aspereza. As flatwound que são feitas a partir de uma tira retangular enrolada, o que a deixa muito lisa, é indicada para contrabaixos fretless. O meio termo está no tipo halfwound, que nada mais é do que uma roundwound trabalhada na parte de contato com o espelho.

Abraços e até a próxima coluna!

Nenhum comentário: