Fernando Tavares

Fernando Tavares

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Baixistas do Rock - Parte 4

Olá Pessoal!

Nesta coluna nós vamos trabalhar com um elemento de interpretação utilizado por Sting que pode ser usado tanto no Rock como em outros estilos que é o staccato.

Exemplo 1

Muitos alunos estudam o ponto de aumento, mas raramente estudam os pontos de diminuição que são importantíssimos para uma interpretação completa. Existem três tipos de ponto de diminuição sendo que nesta coluna vamos trabalhar somente com o staccato simples que consiste em cortar o valor da nota em sua metade, ou seja, se uma nota vale um tempo, colocando o staccato simples (grafado com um ponto em baixo ou em cima da nota) ela passará a valer meio tempo.

No exemplo 1a e 1b temos dois exemplos.



Exemplo 2

No exemplo 2a temos uma levada de colcheia com o stacato e no exercício 2b como ela deve ser executada, percebam que o stacato serve também para “despoluir” a partitura. Uma música bem legal para se estudar o stacato é a música “Every Breath You Take” do Police.


Exemplos 3 e 4

No exemplo 3 temos a levada principal da música “King of Pain”, percebam os vários contratempos e o stacato utilizados por Sting para criar esta levada. Aproveitando a música, no exemplo 4 passei uma frase com Tônica e Quinta utilizada por Sting na introdução da música, acho interessante baixistas que trabalham em Power Trio utilizar levadas deste tipo nas suas músicas.



Abraços e até a próxima coluna!

Nenhum comentário: