terça-feira, 12 de outubro de 2021

Coluna de Baixistas - O estilo musical de Mike Rutherford no álbum Foxtrot


Olá Pessoal!

Nesta semana temos no site uma matéria especial sobre o estilo musical de Mike Rutherford no álbum Foxtrot da banda Genesis. Nela demonstramos diversos exemplos de linhas criadas pelo baixista e nas quais analisamos a parte harmônica, melódica e rítmica do estilo do músico.

Este material faz parte de um acervo disponível como material de apoio para as minhas aulas de contrabaixo presencial e on-line.

Para maiores informações sobre o curso entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com

Genesis - Foxtrot


Exemplo 1



Este trecho corresponde à base de voz (2’19”), e é executado sobre a fórmula de compasso 6/4. O interessante neste compasso é que ele não é dividido em dois tempos fortes a cada três tempos como normalmente é feita a contagem nos compassos compostos. Neste trecho ele é dividido em um compasso de quatro seguido de um de dois tempos. Cuidado com a parte rítmica que deve ser feita com algumas notas em staccato. A frase foi construída com a quinta e a oitava do acorde.

Exemplo 2



Esta parte ocorre por volta de 1’04” e corresponde a base do refrão da musica. O baixista utilizou a escala de Dó menor dórico nos dois primeiros compassos e a escala Pentatônica de Si bemol para o terceiro compasso. No quarto compasso são tocadas as fundamentais de cada acorde no contratempo.

Exemplo 3



Esta base corresponde ao solo de piano que acontece durante o interlúdio da musica (1’43”), e o baixo faz um pequeno solo neste trecho. No primeiro e no terceiro compassos o baixista trabalhou com a tríade do acorde. No segundo e no quarto compassos a frase foi construída com a pentatônica de Mi Maior. O quinto compasso foi feito com a Pentatônica de Ré Maior e o sexto com a escala menor de Si.

Exemplo 4



Esta frase corresponde à introdução da musica. Nos três primeiros compassos foi usada somente a fundamental do acorde e a partir do quarto compasso o baixista utilizada a escala de Lá maior para construir a frase. Nos compassos 6, 7 e 8 o baixista utilizou a fundamental do acorde e a partir do 9º compasso a escala de Fá# menor.

Exemplo 5



Este trecho corresponde à base de voz da música e é repetido várias vezes no decorrer dela. Ele foi construído com a pentatônica de Lá menor e utiliza a célula rítmica de tercina como base para a subdivisão do tempo.

Exemplo 6



Durante a maior parte desta música o baixista toca violão e os baixos são feitos através do pedal moog. Desta forma em grande parte da canção, o grave está na fundamental do acorde. Na sexta parte da música, chamada “Apocalipse in 9/8”, a frase principal para a base da voz e para o solo de teclado é feito sobre a fórmula de compasso citada no titulo do trecho (9/8). Neste trecho (16’15”) a maior dificuldade apresentada está na parte rítmica, pois a frase tem uma rítmica bastante incomum.

Abraços e até a próxima coluna!

Nenhum comentário: