Olá pessoal!
Eu produzi e apresentei um programa totalmente voltado ao contrabaixo na MKK Web Radio (https://mkkwebradio.com.br/) às terças 22:00. O programa teve 101 edições e assim, decidi apresentar aos ouvintes os programas anteriores para os quais fiz alguma pesquisa.
Vocês podem ouvir todos os programas no spotify ou no mix cloud, os links estão abaixo:
https://www.mixcloud.com/discover/
No programa 43 tivemos um especial com baixistas de Blues.
Lembrando que o programa sempre vai ao ar nas terças às 22:00 com reprise aos domingos às 20:00 pela MKK Web Radio.
Estas pesquisas são parte de um acervo produzido pelo autor e que estão relacionadas as suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.
Para maiores informações entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com
Programa 43
Antes de começarmos o nosso especial, tivemos o prazer de anunciar o lançamento do novo álbum do Kim Kehl e os Kurandeiros aqui no nosso programa. O álbum se chama "Cidade Fantasma". Ele possui cinco canções dentro das tradições d’Os Kurandeiros ao tratar o Rock clássico sob diversas matizes. Assim, a banda flerta com o Jazz, o Country Rock e o Rock psicodélico sessentista, além do Hard-Rock e o Blues Rock.
A operação de áudio, mixagem e masterização foi de Danilo Gomes Santos, no estúdio Prismathias de São Paulo, entre fevereiro e julho de 2021. A Arte e o layout de capa são de autoria de José Eduardo Rendeiro. O álbum foi prensado pela Crossover Records e lançado em outubro de 2021. Produção geral: Danilo Gomes Santos e Os Kurandeiros. Lembrando que Os Kurandeiros são:
Kim Kehl: guitarra, violão, voz e percussão
Carlinhos Machado: bateria, percussão e voz
Nelson Ferraresso: teclados
Phill Rendeiro: guitarra, violão e voz
Luiz Domingues: baixo e voz
Música 01 - Luiz Domingues Kurandeiros - Noite de Sábado
Márcio Vitulli
Agora vamos iniciar o nosso especial de Blues com um dos precursores do movimento do país. André Christovam é um dos mais aclamados compositores do estilo em nossas terras e vale muito a pena pesquisar sobre a sua carreira. Em 1989, ele lançou um álbum chamado Mandinga, considerado por muitos um dos mais importantes discos de blues inteiramente em português. O álbum foi gravado por André Christovam (voz, guitarra), Márcio Vitulli (baixo elétrico) e Alaor Neves (bateria). Hoje, o baixista que acompanha o André é o Fábio Zaganin.
Para o especial de hoje, escolhemos a música "Genuíno Pedaço do Cristo" que tem aqueles baixos bem clássicos de blues. Vamos lá então escutar André Christovam com "Genuíno Pedaço de Cristo" de 1989.
Música 02 - André Christovam - Genuíno Pedaço de Cristo
Brad Hallen
Agora trazemos o trabalho do guitarrista Nuno Mindelis. Ele é angolano, mas é radicado no Brasil e muito famoso em nosso país. Durante os anos 90, ele gravou com o Double Trouble, que era a banda de apoio de Stevie Ray Vaughan. Para este especial, separamos a música "It's All About Love" que saiu no álbum Angels & Clowns e conta com o apoio da banda do guitarrista Duke Robillard. Por sinal, quem produziu o álbum foi o próprio Duke. A banda é famosa por acompanhar diversos artistas, e a lista deles é bem grande. O baixista que gravou este álbum é Brad Hallen, que tem uma vasta carreira nos EUA. No site dele, você encontra os álbuns que ele gravou.
Música 03 - Nuno Mindelis com a Duke Robillard Band - It's All About Love
Junior Oliveira
Agora vamos escutar mais um baixista brasileiro de blues. Vamos ouvir o Junior Oliveira acompanhando o super gaitista e cantor Val Tomato. O Val tem um dos trabalhos de blues mais legais aqui do nosso país. Ele também é um reconhecido professor de gaita. Para este álbum, ele nos enviou a música "Gêmeas Blues", que ele fez em homenagem às suas filhas, no CD solo Blues Harmônica, lançado pela revista Blues 'n Jazz. Esta música tem um solo bem legal de baixo do Júnior Oliveira.
Música 04 - Val Tomato - Gêmeas Blues
Tommy Shannon
Agora vamos escutar uma das bandas de apoio mais famosas da história do blues, a banda texana Double Trouble. Eu gastei um CD deles que acompanhava alguns artistas. A banda, que conta com Chris Layton (bateria) e Tommy Shannon (baixo), ficou famosa por acompanhar Stevie Ray Vaughan nos anos 80 e depois passou a contar com um tecladista também. Dentre tantas linhas animais criadas pelo Tommy, podemos citar as clássicas "Pride and Joy", "Texas Flood", "Mary Had a Little Lamb", entre muitas outras. Mas para este especial, separamos uma das que eu mais gosto, que é "Couldn’t Stand the Weather" do álbum homônimo de 1984. Tem uma parte suingada no meio dela que é bem legal, viu? E fora a frase principal que é muito bacana.
Música 05 - Stevie Ray Vaughan - Couldn't Stand the Weather
Cleber Alves
Depois desta sonzeira do Stevie Ray Vaughan, vamos voltar ao Brasil para falar do trabalho de um guitarrista fantástico de blues. Estamos falando de Marcos Otaviano. Ele nos mandou a música "Blue Jeans Shuffle", que é uma composição dele e que foi gravada em 1995 no primeiro CD da banda Blue Jeans. O Marcos nos contou que esta gravação ocorreu no lendário estúdio Camerati em Santo André. Ele ainda diz que este shuffle está mais para um swing blues, bem no estilo das big bands, só que nesse caso tocada na formação clássica de power trio. Além do mais, ela é um tradicional blues de 12 compassos. A formação do trio é Marcos Ottaviano (guitarra), Cleber Alves (baixo) e Junior Moreno (bateria). O Cleber Alves também tocou com outros nomes do blues como o Celso Blues Boy e a Companhia Paulista de Blues.
Música 06 - Marcos Otaviano - Blue Jeans Shuffle
Roscoe Beck
Dos baixistas de blues, o nome que mais me agrada é o de Roscoe Beck. Músico com uma linguagem bem interessante, ele tem um trabalho com o Robben Ford and The Blue Line. Difícil é escolher uma linha de Roscoe, então eu peguei uma que contempla bem o estilo do baixista chamada "Think Twice" que está presente no álbum Handful of Blues, considerado um dos mais famosos do guitarrista, de 1995. O Roscoe tem um Fender signature de cinco cordas que depois foi estendido para a versão de quatro cordas. O baixista também é famoso por seu trabalho ao lado de Leonard Cohen.
Música 07 - Robben Ford - Think Twice
Cláudio Bedram
Agora vamos ouvir e falar do Blues Etílicos. A banda foi uma das mais legais no cenário dos anos 90 do blues no Brasil e tem um trabalho bem legal. A banda foi formada em 1985 por Flávio Guimarães (harmônica), Rodolpho Rebuzzi (guitarra), Otávio Rocha (guitarra), Bernard Christian (bateria) e Cláudio Bedram (baixo). Depois, entraram para a formação o vocalista e guitarrista norte-americano Greg Wilson e o baterista Gil Eduardo. Para o especial de hoje, escolhemos a música "Death Letter" do álbum Salamandra de 1994. O baixista é um dos compositores do grupo e é muito atuante no Rio de Janeiro. A linha de baixo da música que vamos escutar é bem bacana, um som bem suingado de blues.
Música 08 - Blues Etílicos - Death Letter
Donald "Duck" Dunn
Se o assunto é um importante sideman de blues, o nome que vem à cabeça logo de cara é o de Donald "Duck" Dunn. Ele gravou uma enormidade de discos com Otis Redding, Booker T. & the MG's, The Blues Brothers, Sam & Dave, e muitos outros. Dentre os álbuns que ele gravou, podemos destacar o lendário Born Under a Bad Sign de Albert King. O álbum, lançado em 1967, é o segundo do guitarrista e, apesar de não ter alcançado um grande sucesso comercial, é muito importante para a história do blues. Escolhemos a música "Personal Manager", pois ela é um daqueles lados B que ficam escondidos nos álbuns, mas que tem uma linha de baixo bem legal.
Música 09 - Albert King - Personal Manager
Milton Botelho
Para encerrar o nosso programa, vamos escutar um som do guitarrista Celso Blues Boy. O álbum de estreia do Celso, chamado Som na Guitarra, é fantástico e foi lançado em 1984. Para vocês terem uma ideia, este disco tem os clássicos "Aumenta Que Isso Aí É Rock and Roll", "Fumando na Escuridão" e "Tempos Difíceis", dentre outras faixas. Para o especial de hoje, escolhemos a faixa "Blues Motel" que encerra o álbum. Este é um daqueles blues bem legais para escutar. O baixista neste álbum foi Milton Botelho, que hoje vive em Varginha.
Música 10 - Celso Blues Boy - Blues Motel
E assim chegamos ao fim de mais uma MKK Bass Sessions, com um especial com baixistas de Blues.
É isso aí pessoal!
Espero que escutem o programa.
Lembrando que o programa sempre vai ao ar nas terças às 22:00.
Esse trabalho é parte de um acervo produzido pelo autor e que estão relacionadas as suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.
Para maiores informações entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com
Abraços e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário