terça-feira, 17 de maio de 2022

Harmonia aplicada no contrabaixo - Acordes - Parte 05


Olá pessoal!

Nesta semana continuamos a nossa série de colunas sobre acordes aqui no site.

Estas colunas saíram originalmente pela antiga revista Bass Player Brasil e fazem parte do material de apoio utilizado em minhas aulas de contrabaixo presencial e a distância.

Para maiores informações sobre as aulas, entre em contato pelo e-mail femtavares@gmail.com

ACORDES (PARTE 5) – Tríades – Repertório

Após estudarmos os modelos de tríades na posição fundamental para contrabaixos de 4, 5 e 6 cordas, além de padrões técnicos, chagou a hora de montar um arranjo para uma canção.

Apresentaremos um arranjo para a música “Here, There And Everywhere” dos The Beatles para o contrabaixo de 4 cordas. Na tablatura está indicado o tipo de dedilhado que deve ser feito, lembrando que você deve deixar o acorde completo montado. A forma é introdução, voz 1, voz 2 (só muda o final), refrão, voz 2, refrão, voz 1, os quatro primeiros compassos da voz e finaliza em G.


No último exercício o arranjo da música “Here, There And Everywhere” dos The Beatles está montada para o contrabaixo de 6 cordas. Por enquanto só os acordes, mas pense nas possibilidades que você irá obter, se montar estas ideias e tocar a melodia da música ao mesmo tempo. Mas isso já é uma parte bem elaborada que você irá incluir em seus estudos futuramente.


Não se esqueça de estudar os modelos e deixá-los embaixo dos dedos, nunca é demais lembrá-los de transportar para outros tons e estudar nas 4 categorias. Mãos à obra, amplie os seus horizontes musicais. Na próxima coluna passarei os modelos para tétrades. 

Bons estudos!

Nenhum comentário: