quinta-feira, 22 de junho de 2023

Transcrição do Mês - Dave Matthews Band - Rapunzel


Olá pessoal!

Nesta semana temos a transcrição com texto da música "Rapunzel" da banda Dave Matthews Band que saiu no álbum Before These Crowded Streets de 1998 e conta com o baixista Stefan Lessard.

Durante anos eu escrevi para publicações relacionadas ao contrabaixo. E atualmente trabalho como pesquisador e professor e divulgo as minhas pesquisas nesta área.

Essa música faz parte da minha coleção de transcrições e análises de baixistas de diversos estilos. Ela foi publicada na edição #83, da revista Coverbaixo em Agosto de 2009.


Dave Matthews Band - Rapunzel

Álbum: Before These Crowded Streets (1998)

Baixista: Stefan Lessard

Transcrição: Fernando Tavares


Esta música lançada em 1998 faz parte de um dos trabalhos mais importantes e complexos da Dave Matthews Band. A música muda constantemente de fórmula de compasso, sendo que a primeira parte é feita em 5/4 na tonalidade de Ré menor. O baixista utiliza as fundamentais de cada acorde no começo do trecho e depois constrói uma frase usando os intervalos de quintas e oitavas de A e G respectivamente. Este padrão é repetido por todo o trecho com uma pequena variação de oitavas e com o último compasso em 6/4. Esta base ocorre entre os compostos 1 e 9, depois entre o 28 e 31, 50 e 53 e por fim 87 e 90.

Na sequencia temos a base de voz que é construída com as fundamentais de cada acorde e possuí uma frase bem legal com o padrão modelado na escala de C mixolídio. Nos últimos compassos do trecho o baixista muda um pouco a frase e finaliza com um compasso de 7/8. Esta parte ocorre entre os compassos 10 e 18, 19 e 27, 54 e 62 e por fim do 91 ao 99.

No Compasso 32 temos a ponte da música. Aqui a fórmula de compasso muda para 6/8, que é um compasso composto. O baixista trabalha primeiramente com a fundamental e a oitava de Dm, depois vai para Bb utilizando a sua sétima maior e a nona e por último as frases são construídas sobre o acorde de Csus2. O baixista constrói variações para este trecho utilizando frases dentro da tonalidade Ré menor. Outro ponto importante que se encontra neste trecho, são as articulações utilizadas por Lessard para criar as frases e dar efeitos diferentes para cada repetição. Aconselho que você estude todas as frases e as suas articulações, assim você construirá um repertório de frases bem legal. Este trecho ocorre entre os compassos 32 e 49 e depois retorna entre os compassos 63 e 86.

No Compasso 100 temos a parte final da música, que é feita com a mesma sequencia de acordes da base de voz, porém o baixista trabalha com uma maior quantidade de notas e constrói uma frase um pouco mais complexa. Ele utiliza várias aproximações cromáticas e também as notas correspondentes a cada arpejo, além disso, perceba que o baixista executa quase todas as notas em semicolcheia, com pequenas variações com a colcheia. Mais uma vez é recomendado o estudo das frases, pois ele é muito interessante no que diz respeito à parte técnica. No compasso 132 temos novamente o compasso em 7/8.

Estude todos os trechos com calma, pois esta música exige um pouco mais de dedicação em relação a parte técnica. Tente tirar também todas as articulações propostas na transcrição e perceba também como as frases são executadas pelo baixista.

Esta música é um ótimo estudo para quem quer tocar uma linha de baixo bem construída e cheia de variações.


Página 1


Página 2


Página 3


Página 4


Página 5


Página 6


Página 7


Esse conteúdo faz parte de um acervo produzido pelo autor e que estão relacionadas as suas pesquisas sobre contrabaixo, análise e teoria musical.

Para maiores informações entre em contato pelo e-mail: femtavares@gmail.com

Bons estudos e até a próxima coluna!

Fernando Tavares é pesquisador, professor e contrabaixista. Contribuiu com diversas publicações para revistas especializadas em contrabaixo e hoje é membro do LAMUS (Laboratório de Musicologia da EACH-USP Leste), do CEMUPE (Centro de Musicologia de Penedo) e do LEDEP (Laboratório de Educação e Desenvolvimento Psicológico da EACH-USP Leste).
É Mestre e Doutorando em Musicologia pela ECA-USP e é bolsista da CAPES.
"O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001
"This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001"

Nenhum comentário: