segunda-feira, 7 de abril de 2014

King Crimson - Discipline

Este álbum marca o retorno do King Crimson aos estúdios após sete anos sem lançar material inédito. A relevância da banda no cenário do Rock Progressivo é marcante, ela teve alguns álbuns clássicos lançados entre os anos de 1969 e 1974, mas “Discipline” é um clássico não só pela mudança na sonoridade, mas também pela criação de sons não explorados até então, no uso de tecnologia para criar timbres diferentes e na execução com instrumentos inusitados.
Entre algumas características marcantes deste álbum, está o trabalho feito pelos guitarristas, Fripp e Bellew, com guitarras trabalhando em contraponto e poliritmia, o baterista Bill Bruford, apresentou inovações tecnológicas para bateria além de sua famosa habilidade para tocar em compassos alternados. Quanto ao que nos interessa que é o trabalho do excepcional baixista Tony Levin, ele não só criou novas maneiras de se tocar contrabaixo na musica pop, como ajudou a difundir com este álbum a técnica de Two Handed Tapping e um instrumento pouco usual na época, o Chapman Stick de 12 cordas.

Análises

O álbum tem a duração de 42 minutos e é formado por sete faixas.

Exemplo 1

Na primeira faixa “Elephant Talk” o groove principal da musica é feito no “Stick” utilizando a técnica de Two Hands e Levin utiliza-se de muito swing nesta levada, os sons de elefante que aparecem na musica são feitos pela guitarra de Bellew. No exemplo 1 está escrito o groove principal da música, ele foi transposto para Contrabaixo de 6 cordas, o baixista criou a frase utilizando os intervalos de T, b3 e 6 para o acorde de Am, criando uma intenção Dórico neste acorde e T, 3 e 7 para o acorde de E7 dando uma intenção Mixolídio para este acorde, prestem atenção ao vibrato no ultimo tempo do compasso.




Exemplo 2

No exemplo 2 está a base do segundo solo de guitarra e ocorre por volta de 3:26, adaptada para o Contrabaixo de 5 cordas, é feita utilizando a T, 5, 6 e 7 do acorde. A nota que aparece no quarto compasso funciona como uma aproximação cromática.



Exemplo 3

Em “Frame by Frame”, Levin faz uma linha utilizando o Stick novamente, a base de voz desta música é feita em um compasso de 7/4. O exemplo 3 mostra o Interlúdio, ele começa por volta de 0:37 e depois volta mais duas vezes em 2:12 e 3:49, ele foi transposto para Contrabaixo de 5 cordas. Levin utiliza muitos “slides” e as semicolcheias no último tempo de cada compasso soam quase percutidas por causa da velocidade, este trecho apresenta uma característica harmônica muito presente nas musicas do King Crimson, que é a harmonia modal, a frase esta em C#m e se repete 1½ tom para frente em Em, mais 1½ tom em Gm e depois ½ tom em G#m.



Exemplo 4

Em “Matte Kudasai” (exemplo 4), Levin utiliza um baixo de 4 cordas e constrói um groove bem simples, o interessante nesta linha é o acento no tempo fraco e em tercina, no último tempo é usado uma passagem com a T, 2, 2# (blue note) e a 3 do acorde.



Exemplo 5

A faixa “Indiscipline” foi gravada no Stick, o riff principal apresentado no exemplo 5 esta em 4/4 e é bem simples, o grande problema é que no refrão a rítmica deste primeiro riff é feito com a mão direita utilizando a T e a 3 do acorde de Lá, enquanto a mão esquerda faz uma linha em 5/4 apresentada no exemplo 6, ou seja, Levin faz poliritmia com ele mesmo, vejam a linha completa no exemplo 7, reparem que a nota forte (Lá, 12ª casa da corda Lá) só cai no primeiro tempo quando é tocada no primeiro compasso.



Exemplo 6


Exemplo 7



Exemplo 8

Em “Thela Hun Ginjeet” a base para a linha vocal é feita com a técnica de Slap (exemplo 8). Foi usada a T, 4 e 7 para a construção da frase, também são usados dois ligados cromáticos, um ascendente e outro descendente para estas notas, no segundo tempo existem dois abafados, um no Thumb e outro no Plucked. No quarto tempo do último compasso existe uma aproximação cromática para a tônica do acorde.



Exemplo 9

“The Sheltering Sky”, é para o Contrabaixo a música mais simples do disco, ela é feita utilizando a Tônica de cada acorde, só fiquem atentos para os contratempos utilizados pelo Baixista na construção da linha, ela foi transposta para contrabaixo de 4 cordas, mas quem possuir um contrabaixo de 5, procure tocar o dó sustenido uma oitava abaixo.



Exemplo 10

A última faixa “Discipline” é a música mais difícil de se executar, no exemplo 10 temos a linha do contrabaixo na primeira pauta e a linha principal de guitarra transposta para contrabaixo na segunda pauta, para entendermos melhor a construção desta linha. Enquanto a base da música é feita com um compasso em 5/4, a linha de Levin é feita utilizando a técnica de two hands em um compasso de 9/16 (vejam que a segunda passagem do riff começa no contratempo do terceiro tempo do compasso 2, as notas usadas para a construção da linha foram retiradas da Pentatônica de Lá menor e temos a blue note de 4# (D#) como passagem no meio do riff, o ideal é estudar a frase até decorá-la e depois tentar tocar junto com a música.



Este disco mudou o conceito sonoro de várias bandas nos anos posteriores ao seu lançamento, influenciando bandas como Primus e Dream Theater, entre outras, apresentou novos instrumentos e novos sons e além de tudo é executado por quatro músicos geniais com larga experiência musical. Realmente é um clássico que só poderia ser feito por uma banda com anos de estrada. Ela manteve o alto padrão de qualidade da década de 70 e flertou com várias vertentes da música como o Progressivo, a New Wave, o Pop, entre outras e ainda criou uma identidade sonora que acompanha o King Crimson até os dias de hoje.


Abraços e bons estudos!

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