Fernando Tavares

Fernando Tavares

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Dicas de luthieria: Problemas com afinação

Em linhas bem gerais, problemas com afinação são decorrentes de:

1- Componentes gerando atrito nas cordas ou

2- Variação da tensão das cordas.

No final, tudo acaba alterando a tensão das cordas.

Cada tópico desse poderia ser esmiuçado em dezenas de linhas.

O atrito com as cordas acontece, por exemplo, com o abaixador de cordas (gaivota) de uma strato, com as ranhuras estreitas demais da pestana, com um capotraste, etc.

Durante uma alavancada de strato ou um bend em guitarras sem trava na pestana, os "vilões" acima impedem o livre movimento das cordas. No final do movimento, elas terminam acima ou abaixo da afinação desejada por estarem, de certa maneira, presas a estes componentes.

A alteraçao da tensão também acontece por vários motivos: braço mal parafusado, pivôs da ponte com folga, molas que perderam a precisão, movimentação das cordas no poste das tarraxas durante uma alavancada de strato, digitação da mão da escala com força excessiva, cordas altas demais, pestana solta, tarraxas com folga, cordas oxidadas, etc. Tudo isso pode resultar na variação da afinação do instrumento.

A regulagem de uma guitarra não é só abaixar as cordas e acionar o tensor. Todos estes problemas devem ser rastreados e, caso necessário, solucionados, sempre que uma regulagem é executada.

Faça perguntas, exponha sua dúvida.

Escrito por Edilson Hourneaux

Site: www.hourneaux.com

E-mail: ehourneaux@gmail.com

Facebook : https://www.facebook.com/hourneaux.luthieria?ref=ts&fref=ts

Abraços e até a próxima coluna!

Nenhum comentário: