Fernando Tavares

Fernando Tavares

terça-feira, 9 de março de 2021

Teoria e Análise - Estudos de Jazz - PARTE 3


Olá pessoal!

Nesta semana estamos de volta para falar e propor novos estudos com as músicas presentes no “Real Book”. Esta matéria foi escrita originalmente para a edição #44 da revista Bass Player Brasil. Nas aulas anteriores falamos um pouco sobre a história do livro e também expliquei o que a partitura da canção tem para nos mostrar, espero que tenham lido as melodias, afinal este é um ótimo exercício de leitura.

Nesta aula eu vou propor um estudo de arpejos de tríades que pode ser aplicado sobre qualquer canção presente no Real Book. Vale ressaltar que os exercícios aqui presentes não são relacionados as linhas de contrabaixo tocadas nas músicas, estes exercícios servirão para solidificar o seu conhecimento harmônico, resultando em um conhecimento maior sobre o que as cifras tem para nos dizer.

Estude com calma cada um dos exercícios e eles servirão como base para os estudos de walking bass e improvisação que você poderá realizar no futuro. 

O estudo está relacionado a harmonia da música “Autumn Leaves” na tonalidade presente no “Real Book 1” (Em), eu particularmente toco esta música na tonalidade de Gm, pois, era tocada assim pelo grupo do trompetista Miles Davis.


Estudo 1 – Autumn Leaves – Em – Tríades em colcheia


Nesta primeira ideia temos um estudo utilizando tríades aplicada em colcheia (lembre-se que no jazz devemos usar o swing-feel).

Figura 1 - Autumn Leaves em tríades



É isso aí pessoal!
Na próxima coluna continuarei falando sobre este estilo sensacional. Abraços!

Nenhum comentário: